Segundo virologista, 97 dos 120 residentes testaram positivos para o vírus e todos os funcionários estão infectados
A visita de um homem vestido de Papai Noel em um asilo da Bélgica resultou em 18 mortes de residentes. De acordo com a emissora VRT, o homem, que visitou os idosos no início de dezembro, não sabia que estava com Covid-19.
O asilo Hemelrijck, localizado na cidade de Mol, tem cerca de 120 residentes e 36 funcionários. Segundo o virologista Marc Van Ranst, 97 residentes testaram positivos para Covid-19 e todos os membros da equipe estão infectados.
O Papai Noel, vestido com os trajes de São Nicolau, estava acompanhado de assistentes caracterizados como Zwarte Piet, um famoso personagem local que frequentemente é rotulado de racista por usar o rosto negro.
No asilo, os visitantes foram fotografados próximos aos idosos usando máscaras de proteção. Contudo, alguns residentes estavam sem a proteção facial indicada nesses tempos de Covid-19. Além disso, segundo a VRT, havia pouca ventilação no asilo.
A administração do local afirmou que o Papai Noel e seus ajudantes eram terapeutas. “Eles têm acesso aos residentes em outras ocasiões e, por isso, não é possível afirmar com certeza que a infecção se deu por conta da visita celebrando o Natal” publicou o Hemelrijck.
Os funcionários do asilo esperavam “que o Papai Noel aumentasse a moral entre os residentes” e afirmam que o homem não se sentiu mal antes da visita.
União Europeia inicia vacinação com médicos e idosos na 1ª fila.
— Delegado M Quezado (@MarcosQuezado1) December 27, 2020
Bélgica e Luxemburgo só vão iniciar aplicações na segunda-feira (28); e a Holanda pretende abrir campanha em 8 de janeiro.https://t.co/6GrhlLbwPJ #R7 via @portalr7
completamente inacreditável!!!
— Pedro Certezas (@pedrocertezas) December 26, 2020
na bélgica, um asilo chamou um papai noel pra ele animar os idosos que moram lá.
o cara tava com covid.
36 funcionários infectados.
121 idosos residentes também infectados
18 idosos mortos.
5 na véspera de natal.
puta que me pariu, que desgraça! pic.twitter.com/G3LFKKSEVN