Acordo foi feito entre o órgão, a SES e a SMS de Goiânia. Informações devem estar disponíveis na próxima quarta
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) irá divulgar a lista de espera por vagas de UTI e de enfermaria em todo o estado. O acerto foi feito em uma reunião online com representantes do órgão, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia realizada nesta sexta-feira (19).
Na reunião ficou acertado que o governo do estado e a prefeitura de Goiânia irão disponibilizar ao MP-GO todos os dados referentes ao número de solicitações de vagas na UTI e na enfermaria até a próxima quarta-feira (24). As informações ficarão disponíveis nos sites dos três participantes.
De acordo com o promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves é importante garantir a transparência desses dados para a população. “As pessoas precisam saber claramente esse dado. É importante que a população compreenda a real situação da rede de saúde”, pontuou.
De acordo com dados da SES, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 em todo o estado é de 124,88% para UTI e 92,35% para enfermaria. O percentual ultrapassa os 100% quando há fila de espera.
Já na capital o percentual é de 97% para UTI e 93,59% para enfermaria, ainda de acordo com a SES. Goiânia possui apenas três leitos de UTI e cinco leitos de enfermaria vagos.