Mulher de 54 anos estava internada no Hospital das Clínicas desde o dia 18 e estava entubada na UTI. O quadro de saúde se agravou rapidamente devido ao grande comprometimento pulmonar.
Morreu na noite de segunda-feira (1º) o sétimo paciente transferido com Covid-19 de Manaus para Goiás. A mulher de 54 anos estava internada no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia. Ao todo, outros 26 pacientes estão internados na unidade e também no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap), na Região Metropolitana da capital.
Devido ao colapso no sistema público de saúde em Manaus, hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes precisaram ser transferidos para outros estados, como Goiás.
Ao todo, 49 pessoas foram internadas no estado, sendo 48 transferidos em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a esposa de um dos pacientes, que estava com sintomas da Covid-19 e viajou por conta própria até Goiânia em busca de tratamento.
A transferência dos pacientes aconteceu em duas etapas. Na primeira, no último dia 18, o HC recebeu 19 deles. Já o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) recebeu 14 pacientes. Na segunda etapa, foram 16 16 pessoas, que chegaram em Goiânia no último dia 29, e foram levados para o HC.
A mulher que morreu no HC estava na UTI, em estado gravíssimo e entubada e teve uma piora muito rápida no estado de saúde nas últimas 24 horas antes do óbito devido ao grande comprometimento pulmonar causado pelo coronavírus.
Ela teve uma parada cardiorrespiratória e a equipe tentou fazer a reanimação por mais de 30 minutos, mas ela não resistiu. O corpo será transferido para Manaus seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Do total de pacientes internados, 12 estão na UTI. Os outros 14 estão na enfermaria. Os demais já receberam alta e deixaram os hospitais.
Total de pacientes internados: 22
Total de pacientes internados: 4