Decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (25). Norma vale para todos estabelecimentos da capital
O governador, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu, nesta quinta-feira (25), acabar com a obrigatoriedade do distanciamento social em estabelecimentos do Distrito Federal, como bares e restaurantes. A regra anterior previa espaçamento de um metro entre pessoas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
O decreto foi publicado no Diário Oficial (DODF). A norma também revoga o limite de grupo de seis pessoas em estabelecimentos, medida que já estava autorizada para bares e restaurantes desde outubro do ano passado.
Nesta quarta-feira (24), o Executivo publicou outro decreto que determina apresentação do cartão de vacina contra Covid-19 para entrada em shows, festivais e outros eventos. Agora, o exame RT-PCR negativa deixa de ser garantia de acesso.
A norma também flexibilizou algumas medidas de restrição, como fim da limitação de até 50% da capacidade de público em espaços, liberação de pistas de dança e desmobilização da equipe de fiscalização de regras da pandemia.
Apesar da mudança, continua obrigatório:
Este mês, o GDF flexibilizou outras medidas de restrição de combate ao novo coronavírus. Em 3 de novembro, o uso de máscara de proteção facial em espaços livres deixou de ser obrigatório.
A regra estava em vigor desde 30 de abril do ano passado, quando o equipamento se tornou exigência em locais públicos, sob pena de multa de R$ 2 mil. Pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais também não estão obrigadas a usar máscaras.
No mesmo dia, começaram as aulas 100% presenciais nos colégios da rede pública da capital. Ao todo, 460 mil alunos estão matriculados nas escolas do DF.
O retorno nas unidades de ensino começou em agosto, na modalidade híbrida, que alternava aulas remotas e presenciais.
Dias depois, em 8 de novembro, o GDF decretou o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura em diversos segmentos, como shows, eventos, cultos religiosos e feiras.
Até esta quarta, segundo levantamento mais recente da Secretaria de Saúde, o Distrito Federal somava 11.013 vítimas da Covid-19 e 517.448 contaminados. Segundo a pasta, 97,7% dos doentes se recuperaram da doença.
A taxa de transmissão do vírus está em 0,80. Na terça-feira (23), o índice era de 0,78.
Se o índice é igual ou maior do que 1, a tendência é de aumento do contágio. Quando ele é menor do que 1, como na situação atual, a tendência é de desaceleração.