Confira algumas dúvidas que ocorrem no dia a dia no consumo da água
Você percebeu que tem água branca saindo da torneira da sua casa? Calma, não há motivo para pânico, nem a necessidade de procurar um médico caso tenha bebido um gole por engano, por exemplo. Essa coloração esbranquiçada não significa que a qualidade da água esteja prejudicada.
Há quem diga que a água da torneira fica branca quando há excesso de cloro, mas não é isso que acontece, vamos explicar mais sobre os motivos que fazem com que a água acabe ficando com essa coloração, confira
A principal causa de a água sair branca da torneira não é a quantidade excessiva de cloro, mas sim a pressão exercida no líquido nas tubulações da companhia abastecedora.
Isso acontece porque, quando o abastecimento é interrompido por qualquer motivo, como uma manutenção preventiva, por exemplo, as tubulações podem se encher de ar. Quando o serviço volta a ser fornecido, o ar presente nos canos é dissolvido na água, fazendo com que ela atinja uma coloração mais esbranquiçada.
É importante ressaltar que você pode consumir essa água branca sem nenhum problema. Afinal, trata-se apenas de microbolhas de ar, e não de cloro ou qualquer outra substância que, se consumida em excesso, pode fazer mal.
Se, mesmo assim, você preferir evitar o consumo da água nessas condições, temos uma dica de experimento que pode ser realizado: encha um copo com a água branca e deixe ele parado. Após alguns minutos, você perceberá que a água ficará transparente. Isso acontece porque o ar será liberado no ambiente, de modo que o líquido voltará a ser incolor.
O tratamento da água que chega até as residências é feito em etapas, seguindo o chamado circuito de tratamento. Entenda o passo a passo com as etapas mais comuns desse processo:
Uma vez que a água vai para os reservatórios, ela está pronta para entrar na rede de distribuição. Para isso, são definidos pontos de pressão, em que são instaladas bombas e válvulas. Esses equipamentos têm a função de bombear e controlar o fluxo da água, para que ela chegue até as torneiras das casas.
Um fato importante de se mencionar é que o cloro é utilizado na água com objetivos de garantir que ela esteja livre de micro-organismos patógenos. Essa é uma etapa necessária para que a água chegue potável até as casas das pessoas, evitando a contaminação e a disseminação de doenças.
Além disso, o cloro que é adicionado ao tratamento de água é, na verdade, uma solução de hipoclorito de sódio. Essa substância também é conhecida como “cloro líquido”. Esse componente é incolor, ou seja, não é possível que ele deixe a água branca.
Segundo um estudo feito pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, a água adquire coloração quando existem substâncias em solução, que pode ser causada pelo ferro ou manganês, pela decomposição da matéria orgânica na água (principalmente plantas), pelas algas ou pela introdução de esgotos industriais e domésticos.
Assim sendo, existem algumas situações que, ao contrário de quando há água branca saindo da torneira, podem ser motivo para preocupação. Listamos algumas delas a seguir!
Há situações em que moradores reclamam da água saindo marrom das torneiras. Isso pode acontecer quando há barro residual de alguma manutenção realizada nas redes de distribuição, ou presença de outras substâncias. É o que ocorre, por exemplo, quando as tubulações são de ferro em residências e edificações mais antigas. Nesse caso, o material pode enferrujar e as incrustações podem deixar resquícios na água.
Assim como o ferro, outra substância que deixa a água com coloração amarronzada é o manganês, um mineral encontrado naturalmente no solo de algumas regiões do país e que é removido durante o processo de tratamento da água. Entretanto, em redes de abastecimento mais antigas, pode haver a presença deste material incrustado, que pode se soltar em casos de manutenção ou alterações de pressão e, assim, ocasionar mudança na coloração da água.
Como vimos, a água marrom é um ponto de atenção, especialmente se a coloração for mais escura e a água estiver densa. Somente a coloração pode não significar que a água estará imprópria para consumo, mas é importante ficar de olho! Por isso, a companhia fornecedora de água do município deve ser comunicada para que a qualidade da água seja atestada.
Assim como no caso anterior, também ocorrem situações em que a água sai da torneira com um cheiro ruim, que pode ser percebido no ar ou que fica impregnado nas roupas que são lavadas.
As causas do cheiro ruim na água podem ser diversas. Em alguns casos, isso acontece por causa de características dos mananciais em que a água foi coletada, como a presença excessiva de algas. No entanto, muitas vezes o problema não está no abastecimento público de água tratada, mas nas instalações da residência.
Se a água com mau cheiro estiver em apenas algumas torneiras, experimente realizar a substituição da mangueira que conecta a torneira à tubulação. Para resolver o problema, o material da mangueira deve ser atóxico, que não transfere nem gosto e nem cheiro para a água, e não retém resíduos que podem se se acumular e provocar o mau cheiro.
Outra possibilidade é a caixa d’água estar precisando de uma limpeza. Essa manutenção deve ser feita de seis em seis meses para garantir a qualidade da água dentro de casa. De todo modo, se a água estiver com cheiro estranho, entre em contato e reporte o problema para a companhia de saneamento responsável pelo abastecimento da sua cidade.
As causas da água com gosto ruim são praticamente as mesmas dos casos em que o cheiro do líquido é desagradável. A presença de poluentes e resíduos acumulados pode causar essa situação.
Sempre que você se deparar com qualquer cenário que possa indicar problemas na qualidade da água, convém entrar em contato com a concessionária responsável por esse serviço na sua cidade. E, no caso de você utilizar poços, o indicado é realizar testes químicos e biológicos com frequência para verificar a presença de substâncias.
Agora você já sabe que não precisa se preocupar com a água branca saindo da torneira! Porém, se mesmo assim quiser ter a certeza de que se trata apenas de ar, converse com os responsáveis pelo tratamento na sua região.
Veja vídeo explicativo: