A ex-deputada federal Iris de Araújo morreu nesta terça-feira (21), em Goiânia. Rogério Cruz decretou luto oficial de três dias em Goiânia
A morte da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Dona Íris de Araújo Rezende Machado, repercute no meio político e autoridades goiana. O governador Ronaldo Caiado (UB), destacou o protagonismo de Dona Iris na política goiana.
“Viúva do saudoso Iris Rezende, com quem foi casada há mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana”, disse Caiado através de seu Twitter.
Com muita tristeza, eu e Gracinha Caiado recebemos a notícia do falecimento de Iris de Araújo Rezende Machado.
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) February 21, 2023
Viúva do saudoso Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, Dona Iris exerceu grande protagonismo na política goiana. pic.twitter.com/xgXnObDwIZ
Rogério Cruz, prefeito de Goiânia, também usou suas redes sociais para homenagear Dona Iris. Segundo Cruz, Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente em defesa das mulheres e dos ideias democráticos.
Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos. pic.twitter.com/6liyrrcBUv
— Rogério Cruz (@rogerioodacruz) February 21, 2023
Em nota, o vice-governador Daniel Vilela, disse que assim como o marido, Dona Iris marcou história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do MDB.
“Ficamos especialmente tocados porque dona Iris, como ela era mais conhecida, era viúva do saudoso prefeito Iris Rezende, que perdemos há pouco mais de 1 ano e três meses. Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB”, disse.
Vilela ainda completou: “Seja como parlamentar ou como primeira-dama do estado e da capital, Iris de Araújo enfrentou com muita coragem e ousadia toda e qualquer dificuldade relacionada à participação da mulher na política. Não por acaso, chegou ao posto de candidata a vice-presidente da República em 1994, na chapa liderada por Orestes Quércia, e também ao de presidente dos diretórios estadual do MDB (1995-1998) e do nacional – este entre 2009 e 2010”.
“Nossos sentimentos e nossas orações para que Deus conforte o coração de toda a família neste momento de luto e de dor. Um forte abraço, meu e da Iara, ao Cristiano, Ana Paula e Adriana, e aos seus netos Mariana e Daniel”, finaliza Daniel Vilela.
O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, disse que Dona Iris foi uma mulher à frente do tempo. “Tive a oportunidade de dizer a ela o quanto ela foi importante para a minha história”, publica Mendanha.
Dona Iris foi uma mulher à frente do tempo. Ao lado do maior político da história de Goiás, Iris Rezende, conseguiu construir sua própria história política, indo além da função de primeira-dama, foi deputada federal, senadora e candidata a vice-presidência da República, em 1994. pic.twitter.com/7sKHDKWk0T
— Gustavo Mendanha (@mendanhagustavo) February 21, 2023
A deputada federal, Adriana Accorsi, disse que Dona Iris foi importante na história política e social do Estado de Goiás.
Recebo com pesar a notícia do falecimento de Dona Iris de Araújo, ex-deputada federal e ex-primeira dama. Uma pessoa tão importante na história política e social do nosso estado. Meus sentimentos aos familiares e amigos. pic.twitter.com/LpTp8fu5VK
— Adriana Accorsi (@Adriana_Accorsi) February 21, 2023
Silvye Alves, a deputada federal mais votada em Goiás, disse que Dona Iris teve voz ativa na política e foi um exemplo de mulher.
Com muita tristeza, nos despedimos da ex-primeira-dama de Goiânia, Dona Iris. Voz ativa na política, ao lado de nosso saudoso Iris Rezende, ela também exerceu dois mandatos como deputada federal… Um exemplo de mulher! Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos.🖤🙏🏼 pic.twitter.com/2W3djtj1PT
— Silvye Alves (@silvyealves) February 21, 2023
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, disse que Dona Iris, assim como Iris Rezende, construiu uma história de luta e trabalho por Goiás e de incansáveis e notórios serviços pelos goianos.
“Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da nossa grande amiga e companheira de caminhada, Dona Iris. Ela que, assim como o nosso saudoso Iris Rezende, construiu uma história de luta, de trabalho por Goiás e de incansáveis e notórios serviços em favor dos goianos. Sem dúvidas, deixa um legado brilhante não só para a política goiana, mas para todo o País. Em nome do Poder Legislativo, expresso os nossos sinceros sentimentos de solidariedade aos filhos, amigos e familiares. Que Deus conforte a todos neste momento”, lamentou o presidente da Alego.
Além disso, o líder do Poder Legislativo também colocou a sede da Alego à disposição para a realização do velório, que deve acontecer a partir de desta quarta-feira (22).
Em nota, Rogério Cruz decretou luto oficial de três dias em Goiânia pela morte de Dona Iris.
“Diante da contribuição história de Iris de Araújo ao desenvolvimento e bem-estar da capital Goiânia e do Estado de Goiás, decretamos luto oficial por três dias”, disse.