O senador chega a repetir frases de efeito da professora e autores citados por ela, atribuindo a si mesmo a leitura deles.
O senador eleito por Goiás Jorge Kajuru, do PSB, subiu na última segunda-feira (25/2) à tribuna do Senado Federal onde fez um duro discurso contra a Reforma da Previdência, tecendo críticas ao texto proposto por Bolsonaro e destacando que “a reforma prejudicará os trabalhadores, dificultando a aposentadoria”. Entretanto, o discurso feito pelo senador, de seu início até o fim, é integralmente idêntico às palavras da professora de Direito Previdenciário Júlia Lenzi Silva, de São Paulo, em um vídeo publicado por ela em uma rede social. Uma vez que o senador não chega a atribuir em momento algum do discurso a autoria à professora, o discurso constitui plágio.
O senador Kajuru, eleito por Goiás com 1.557.415 votos, inicia seu discurso falando sobre a crise que se prolonga na Venezuela, onde cobra a derrubada de Maduro e uma solução para o país da América do Sul. Já a partir de aproximados 6m20s do vídeo do discurso publicado em sua página oficial do Facebook, Kajuru passa falar sobre a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Bolsonaro.
Discursando como se fossem palavras suas, Kajuru chama a atenção para pontos específicos da Reforma da Previdência que poderiam prejudicar a aposentadoria do trabalhador, como o aumento no tempo de contribuição e a mudança da fórmula de cálculos. O senador chega a afirmar que a proposta da reforma constitui numa “ameaça” ao trabalhador, além de ser algo “perverso”. Ele ainda diz que “não existe um rombo na Previdência, e sim um roubo na Previdência”.
Embasado em conceitos constitucionais, números e pesquisas acerca da Previdência, o discurso dura cerca de 10 minutos. Porém, o senador não esclarece que o discurso não pertence a ele. A autoria correta do pronunciamento é na verdade de Júlia Lenzi Silva, professora de Direito Previdenciário, mestre em Direito pela UNESP e doutoranda pela USP. O vídeo com as palavras, repetidas de forma exatamente igual pelo senador Jorge Kajuru sem atribuir a devida autoria, foi publicado pela professora no YouTube na última quarta-feira (20/2), intitulado “Reforma da Previdência – por Julia Lenzi Silva”.
O senador chega a repetir trechos em que a professora cita autores, mas acrescentando ter sido ele a ler a obra. O vídeo do pronunciamento do discurso do senador foi postado ontem (25/2), em sua página oficial do Facebook, com a legenda “Kajuru diz que Reforma da Previdência afeta a classe trabalhadora. “Vai se trabalhar mais e ganhar menos”.
O fato de o senador ter se utilizado da obra intelectual de outrem integralmente, sem atribuir a devida autoria, constitui plágio, que é crime de acordo com um advogado procurado por nossa reportagem.
Assessoria do senador Jorge Kajuru diz que parlamentar citou autoriaProcurada pela reportagem do Dia Online, a assessoria do senador Jorge Kajuru disse que o parlamentar citou a autoria, embora a reportagem tenha assistido ao discurso na tribuna do início ao fim e não tenha se deparado com a menção.
A assessoria disse ainda que vai analisar novamente o discurso e encaminhar o momento em que o senador cita a professora Júlia Lenzi como autora original do discurso.
Veja os discursos
Veja abaixo o vídeo publicado no dia 20/2 pela professora de Direito Previdenciário Júlia Lenzi, e o discurso feito por Jorge Kajuru ontem (25/2) no Senado:
Fonte: Ton Paulo - Dia Online