Agora é que são elas? Formosa terá a chance de eleger sua primeira deputada estadual
Vereador Marcos Goulart, prefeito Gustavo Marques e deputado estadual Tião Caroço. Foto: reprodução redes sociais
Política, substantivo feminino, a arte e ciência de governar! Articulação política, desejos e propósitos em comum predicados as amarras. Elementar meu caro Watson, mas o que o colunista que vos escreve, quer dizer afinal? Bora lá, vamos simplificar!
O que para os mais céticos parecia impossível, aconteceu! O deputado estadual e ex-prefeito de Formosa, Tião Caroço, sinalizou uma reaproximação a atual gestão municipal comandada por Gustavo Marques, desde 2019.
Para aqueles que nunca entenderam, vamos a um pequeno resumo, Tião Caroço tem como maior desafeto político, o ex-prefeito e também ex-deputado Ernesto Roller, hoje, chefe da SEGOV. Essa briga de egos se arrasta há quase duas décadas.
O deputado mesmo após a reeleição do prefeito Gustavo Marques, sempre se posicionou como oposição a gestão municipal, mas ao que tudo indica, isso está bem próximo do fim! Afinal, Tião nunca soube ser oposição ao time que está ganhando, só para lembrá-los, começou o seu novo mandato como parlamentar, sendo oposição a Caiado, e hoje é tido como um dos líderes do governo.
Para selar essa reaproximação, em reunião realizada na tarde desta terça-feira (22/09), em Goiânia, contando com a presença do prefeito Gustavo Marques e do vereador de oposição Marcos Goulart, tido como um dos homens de confiança de Tião Caroço, sinalizou muito mais do que um simples pedido de emenda no valor de R$ 1 milhão, para a secretaria de desenvolvimento social, feito pela titular da pasta Caroline Marques, o encontro é um sinal claro de articulação política, pensando em 2022.
O deputado já afirmou que deverá encerrar sua trajetória política ao final do atual mandato, mas nunca disse que deixaria de articular. O jovem prefeito de Formosa, ainda tem uma longa e próspera carreira política, e pelo movimentar das peças no tabuleiro, a primeira dama e secretária Caroline Marques, compartilha deste sentimento. Neste cenário, o desenho das próximas eleições indica novas alianças, algumas delas inesperadas. Para muitos fiéis seguidores de ambos os lados, a reaproximação talvez não agrade, mas faz parte do jogo.
É cada vez mais evidente, a possibilidade de termos pela primeira vez na história de Formosa, duas ou até três candidatas ao legislativo estadual, com chances reais a pelo menos uma delas. A secretária e primeira dama Caroline Marques, vereadora Roberta Brito e vereadora Delegada Fernanda, correndo um pouco por fora temos o nome da vereadora Cátia Rodrigues, parlamentar que vem se destacando, mesmo que este seja apenas o seu primeiro mandato no legislativo municipal. Além é claro dos nomes já esperados de Hernany Bueno e Wenner Patrick, este que afirma ser candidato a deputado federal.
Entre as duas primeiras, Caroline Marques e Roberta Brito é provável que apenas uma delas seja candidata, Roberta faz parte da bancada de situação no legislativo municipal, uma aliança em torno do nome de uma delas é a possibilidade mais concreta. Já a vereadora Delegada Fernanda, oposição a atual gestão, tem um discurso pronto, caso queira tentar a vaga na Alego, a vereadora apesar de forte presença nas redes sociais, não consegue articular com os pares para que a oposição tenha mais força. Neste cenário, não é de se espantar que tente voos maiores em busca de território político, o que talvez pese na escolha, é o fato de que dentro do seu partido, o nome de Hernany Bueno que apesar de derrotado nas últimas eleições, saiu fortalecido, e ainda é o nome mais cotado.
E se você chegou até aqui, deve tá se perguntando e por que Formosa não tem um nome forte para para o legislativo federal? Aqui é preciso abrir um parênteses, para a evidente reeleição do deputado federal José Nelto, que adotou Formosa, como sendo sua cidade. José Nelto é um dos parlamentares que mais trouxe recursos para a história do município, e tem uma aliança política consolidada com o prefeito Gustavo Marques. Obviamente teremos candidatos de Formosa e outros forasteiros, que deverão dividir votos com o parlamentar.
Para finalizar mais um post dentro do movimento político, temos um cenário onde o deputado Tião Caroço ainda que não seja mais candidato, atuando como forte articulador, perpetuando seu legado de forma centralizadora, escolhendo o momento exato para pendurar as chuteiras, ao perceber que seu tempo como político passou, mas não sem antes deixar sua marca, para mais adiante estufar e bater no peito para dizer. "Oh meus grandes amigos, da minha querida Formosa".
.