Resolução aprovada pelo Parlamento, é um sinal do isolamento político do Brasil e da imagem desgastada de Bolsonaro na Europa
Num debate no Parlamento Europeu nesta quinta-feira (29), o Brasil voltou a ser alvo de duras críticas por parte de deputados, que pedem que o presidente Jair Bolsonaro seja "investigado". Numa resolução aprovada por maioria absoluta dos deputados, os europeus recomendam que autoridades que fizeram campanhas de desinformação sejam processadas e levadas à Justiça.
O documento aprovado não gera uma obrigação legal. Mas o fato de ter sido aprovado pelo Parlamento foi interpretado como um sinal do isolamento político do Brasil e da imagem desgastada de Bolsonaro na Europa.
O texto pede a ajuda dos europeus para o Brasil e para a região. Mas foi recebido como uma demonstração da recusa dos europeus em aceitar a estratégia adotada por Bolsonaro.
Na resolução, o Parlamento "lamenta que a pandemia tenha sido fortemente politizada, incluindo a retórica negacionista ou a minimização da gravidade da situação pelos Chefes de Estado e de Governo, e apela aos líderes políticos para agirem de forma responsável a fim de evitar novas escaladas".