A Câmara dos Deputados vai instalar nesta quarta-feira (13) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável pela primeira apreciação da reforma da Previdência. A comissão será instalada na quarta, às 10h, e ficará sob o comando do PSL. O deputado Felipe Francischini será o presidente neste ano, tendo a deputada Bia Kicis (DF) como vice.
Todos os projetos e propostas que passam pela Câmara têm sua tramitação iniciada na CCJ, inclusive a reforma da Previdência. Até o dias 27 ou 28 de março, a comissão verificará se a PEC respeita os princípios constitucionais, para depois seguir para a comissão especial que analisará o teor do texto e fará eventuais mudanças. Se for aprovada, ela passa a ser analisada em uma comissão especial
Na tarde desta terça-feira ( 12), os líderes dos partidos bateram o martelo, junto com Rodrigo Maia, sobre os comandos das 25 comissões temáticas da Casa. O número maior do que o previsto de presidências para o PSL foi um acordo para que o MDB pudesse liderar a considerada segunda mais importante da Casa, a de Finanças e Tributação (CFT), será presidida por Sérgio Souza (MDB-PR). O partido fica também com o colegiado de Turismo.
(Agência Câmara)