Cerca de 50 celulares e acessórios de telefonia móvel foram interceptados na manhã deste sábado
Servidores do Presídio Estadual de Formosa, unidade pertencente à 9ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), evitaram a entrada na unidade de aproximadamente 50 celulares, uma bateria para telefonia móvel e 21 cabos USB, no final da manhã deste sábado, 09/11. Os eletrônicos estavam escondidos em pedras de mármore que seriam utilizados na reforma da estrutura física do presídio.
O rigor dos servidores com os procedimentos padrão de revista evitaram a tentativa de burlar o sistema, momento em que os ilícitos foram encontrados.
De acordo com o Diretor -Geral da DGAP, Wellington de Urzêda, a ação reforça uma das metas estabelecidas pelo Governo do Estado para garantir o aumento da segurança em ambientes carcerários goianos. “ O tirocínio dos agentes plantonistas e a tecnologia fornecida por meio do Body scanner tornou possível essa grande interceptação, evitando o acesso dos detentos aos eletrônicos”, frisa.
Diante do fato, a direção está realizando os procedimentos operacionais necessários e, após apuração dos fatos, serão aplicadas as devidas sanções disciplinares aos destinatários dos objetos, em conformidade com a Lei. Os objetos interceptados estão à disposição das autoridades competentes para a investigação criminal sobre a ocorrência.
Os dois homens que fizeram a entrega dos itens para a reforma foram conduzidos à delegacia do município para as providências cabíveis.
Confira o vídeo recebido pelo Portal Foca Lá, da equipe Charlie da PM
Reforma na UP
Devido deterioração na estrutura, pós motim dos presos, ano passado, o presídio realiza reformas internas na estrutura do local, a partir de um acordo com o Ministério Público e o Poder Judiciário local, com mão de obra dos próprios detentos do presídio.
Apreensões
O rigor na segurança do Presídio Estadual de Formosa, nos últimos 12 meses, já contabiliza 52 prisões com diversas interceptações, além de mais de quatro quilos de entorpecentes. No total, já são mais de 200 aparelhos interceptados antes da destinação final.
Fotos: DGAP