Hoje, o cidadão tem qualidade de vida e liberdade de ir e vir”, enalteceu a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado
A Segurança Pública de Goiás terá o reforço de mais 669 policiais militares que concluíram o Curso de Formação de Praças (CFP) da Polícia Militar nesta quinta-feira (14/3). “Goiás é um verdadeiro oásis no Brasil. Hoje, o cidadão tem qualidade de vida e liberdade de ir e vir”, enalteceu a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade de formatura, em Goiânia.
“A bandidagem não para. Não será fácil, mas é muito importante dizer que, aqui em Goiás, quem vence essa guerra todos os dias são vocês. Com a vitória de vocês quem ganha é toda a sociedade”, ressaltou Gracinha, ao enaltecer o esforço dos formandos do curso destinado aos policiais aprovados no concurso público realizado em 2022.
“Tenham a certeza do respaldo e todo apoio para que possam exercer o papel de combate à criminalidade e de proteção das famílias goianas em todos os quadrantes desse estado”, sublinhou. Os alunos do curso foram habilitados para, a partir de hoje, executar atividades de policiamento ostensivo e de manutenção da ordem.
“Fazer parte dos quadros da PMGO é um exercício diário de responsabilidade, integridade e compromisso com Goiás. É por isso que são vocês que estão aqui hoje, estão qualificados para essa missão”, salientou o vice-governador Daniel Vilela, que enfatizou os deveres do grupo que chega ao efetivo policial goiano.
“O crime avançava e as nossas forças de segurança estavam desmotivadas. O governador Ronaldo Caiado mudou essa realidade”, lembrou. Com o término do CFP, os novos policiais militares serão empregados em todo o estado e atuarão nos mais diversos serviços e unidades. “Os formandos não entraram numa instituição para ter uma profissão.
Todos têm verdadeiramente um sacerdócio. Não serão meros cumpridores de obrigações, mas terão comprometimento com todo o povo do estado de Goiás”, frisou o comandante-geral da PMGO, André Avelar. O curso foi ministrado nas dependências do Comando da Academia de Polícia Militar, em Goiânia, com a duração de 1.693 horas-aula para os 656 praças combatentes e 1.793 horas-aula para os 13 praças músicos. “Foi proporcionado o melhor tipo de instrução possível. Não economizaram em efetivo, colocaram pessoas especializadas, usamos os melhores equipamentos”, afirmou o concluinte, soldado Carlos Alberto de Oliveira Sobrinho.
A Segurança Pública do Estado de Goiás tem hoje uma das melhores avaliações do país diante da redução da criminalidade. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública, houve queda de 51,5% no índice de homicídio doloso de 2018 a 2023. No crime de latrocínio, a redução foi de 88,5% e os casos de lesão corporal seguida de morte caíram 66%, no mesmo período. No último ano, 93 municípios goianos não registraram homicídio.