No local foi apreendido diversas plantas de cannabis; ambiente era utilizado para ritual do "Santo Daime"
Nesta segunda-feira (14/06), uma equipe da Policia Civil de Alto Paraíso-GO, prendeu em flagrante o suposto autor pelo crime de cultivo de plantas para o tráfico de drogas.
Através de ferramentas de inteligência de fontes abertas, os Policiais Civis descobriram que um local destinado ao ritual religioso denominado Santo Daime - através do consumo do chá Ayahuasca - também estava sendo utilizado para plantio de drogas.
Em ato contínuo, os policiais compareceram no local e lograram em aprender 920 gramas de maconha, do tipo Skank, em diferentes estágios de desenvolvimento, além de milhares de sementes de maconha, totalizando 22 gramas. O dono do local assumiu a propriedade do entorpecente.
Diante dos fatos, foi determinado pela lavratura do auto de prisão em flagrante pelo delito previsto no artigo 33, § 1º, inciso II, da Lei 11.343/2006, bem como abertura de IP para apuração do crime previsto no artigo 268 do CP, vez que Resolução n° 1 de 25 de janeiro de 2010 do CONAD – que dispões sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da Ayahuasca – dispõe que devem-se evitar práticas que possam pôr em risco a legitimidade do uso religioso tradicionalmente reconhecido e protegido pelo Estado brasileiro, incluindo-se aí o uso da Ayahuasca associado a substâncias psicoativas ilícitas ou fora do ambiente ritualístico.
Realizada as comunicações de praxe, o preso foi recolhido à unidade prisional e encontra-se à disposição do Poder Judiciário.