Soldados da Marinha, Exército e Força Aérea realizam entre quarta-feira (04) até o dia 17, uma manobra militar com munição real. Estão sendo empregados três mil homens e mulheres no maior exercício militar do Centro-Oeste.
No Centro de Instrução de Formosa, no Entorno do Distrito Federal, será feita uma simulando de operação anfíbia, também com a participação de representantes de outros países. Considerada a mais complexa das operações militares.
De acordo com a assessoria da Marinha, o treinamento valorizará a ” interoperabilidade e a integração” entre as Forças Armadas, além de promover a troca de experiências com forças aliadas de outros países” .
O objetivo do exercício é preparar os militares brasileiros para atuarem em conjunto em atividades com tiro real, no controle do espaço aéreo e na execução da manobra durante a chamada “Operação de Substituição por Ultrapassagem”.
Serão utilizados os novos veículos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), como o JLTV, o sistema Astros, o Piranha, o carro lagarta Anfíbio (CLAnf), o caminhão UNIMOG, além do caça AF-1 Skyhawk e dos helicópteros da Marinha.
A Marinha também explicou a utilização de munição real e uma variedade de armas durante os exercícios oferece um treinamento mais realista. A mobilização de grandes efetivos e diversos recursos exige locais seguros e adequados, como o Campo de Instrução de Formosa, que proporciona as condições ideais para simulações precisas.