Policial militar desce do carro com uma pistola em mãos, exige a habilitação da motorista e arranca a chave do veículo dela, de forma brusca
A corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apura o suposto abuso de autoridade cometido por um sargento da corporação. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma jovem sendo abordada pelo militar à paisana. Ele desce do carro com uma pistola em mãos, exige a habilitação da motorista e, de forma brusca, arranca a chave do veículo dela.
A todo momento, a mulher questiona quem é o policial e o motivo da abordagem. “Quem é você? Você tem que mostrar (a identificação)”, disse. Logo em seguida, ela desembarca do carro e pede a chave de volta. Com arma na cintura, o PM começa a mexer no celular e pede para a vítima se manter distante. Revoltada, a condutora diz que a situação é irregular. “Você não pode pegar a minha chave assim, não. Você nem se identificou”, argumentou.
O policial volta para o seu automóvel, procura alguma coisa e fala ao telefone. Na gravação, é possível ouvir o momento em que ele se identifica como “sargento Marcos Alencar”. O episódio teria ocorrido na última terça-feira (22/2), na subida entre a Ponte JK e o balão do condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico. A coluna entrou em contato com a proprietária do veículo abordado, que preferiu não se manifestar.
Por meio de nota, a PMDF informou que “não coaduna com desvios de conduta e esse não é o comportamento esperado de um policial militar. O fato já está sendo criteriosamente apurado”.