Dois adolescentes ficaram irritados após pegarem fila para vacinação no Centro Olímpico de Planaltina. Eles se revoltaram e destruíram as doses por ainda não poderem se vacinar
Dois adolescentes de 16 e 17 anos quebraram doses de vacina contra a covid-19 no posto de imunização do Centro Olímpico de Planaltina nesta quinta-feira (26/8). O incidente aconteceu por volta das 13:30h e, segundo testemunhas, os jovens aguardavam na fila pela vacina, quando o mais novo foi informado de que não estava contemplado no público alvo da campanha.
Com a notícia, os adolescentes começaram a se alterar e derrubaram os recipientes que continham os antivirais, quebrando alguns frascos. A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) foi acionada para controlar a situação. Por meio de nota, a corporação informou que o menor de 16 anos foi apreendido e conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente (DAC) 1. Quando os policiais chegaram ao local, o outro rapaz, de 17 anos, havia fugido.
Apesar da revolta, o jovem de 17 anos poderia ter sido vacinado. Isso porque desde a terça-feira (24/8), o Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou a vacinação para adolescentes de 17 anos sem comorbidades. São 30 pontos de atendimento exclusivos para esse público, gestantes e puérperas, uma vez que esses grupos podem receber apenas a vacina da Pfizer/BioNTech.
Para quem tem 18 anos ou mais e para aquelas pessoas que procuram receber a segunda dose, o atendimento continua nos demais postos. Além disso, o GDF resolveu antecipar a aplicação do reforço da Pfizer — a partir desta quinta-feira (26/8) — e flexibilizar o horário de atividade de deliverys em drive-thrus.
Em nota, a Secretaria de Saúde informa que a situação foi normalizada e a imunização segue nesta sexta-feira (27/08) no ponto de vacinação. "Nesse incidente foram perdidos 4 frascos de vacina, (que) correspondem a 24 doses", diz a SES-DF. Segundo a Polícia Militar, outros dez imunizantes da CoronaVac, insumos e seringas também foram derrubados.