Imagens de cachorros sendo adotados por um batalhão de soldados já deram a volta ao mundo
Durante a pandemia de Covid-19, a Bolívia instituiu diversos lockdowns – períodos em que a circulação da população nas ruas fica restrita, para conter o avanço da doença. Coube ao exército monitorar as quarentenas e, numa das rondas, eles encontraram dois cachorros de rua, que foram resgatados e adotados pela tropa.
No meio de tantas más notícias causadas pela Covid-19, estes soldados acabaram gerando, sem querer, imagens que evocam a solidariedade e a empatia, sentimentos muito necessários em períodos de crises.
O resgate
Os dois cachorros foram adotados em Tupiza, uma pequena cidade no Departamento de Potosí, na Bolívia. A mais de 3.100 metros de altitude, o clima da região é frio e úmido durante o ano inteiro – e os animais de rua sofrem bastante.
Viver nas ruas é sempre complicado para cães e gatos, que passam o tempo em busca de comida e abrigo. Durante uma pandemia, em que as pessoas pouco saem de casa, as condições ficam ainda mais difíceis.
Felizmente, pelo menos para estes dois cachorros, eles foram encontrados por um destacamento de soldados, em ronda pelas ruas de Tupiza para fazer cumprir as determinações do lockdown.
Os peludos seguiram o caminhão, na esperança de conseguir alguma coisa para comer. Alguns soldados resolveram resgatá-los e embarcaram os dois cães. A história teria passado despercebida, mas, naquele instante, um fotógrafo também estava tentando capturar imagens da quarentena.
Luís Fernando Chumacero Gutierrez, o fotógrafo, é estudante de Artes Plásticas na UNITEPC. O jovem capturou algumas imagens e publicou-as em sua página no Facebook (ele assina os posts como “Transeunte”).
As imagens viralizaram rapidamente. Algumas das fotos postadas receberam mais de 5,8 milhões de curtidas. Os comentários, com dezenas de milhares de elogios à atitude dos soldados, foram feitos em diferentes idiomas.