Programa inicialmente planejava construir duas aeronaves, mas apenas uma foi concluída antes da queda da União Soviética
Nesta sexta-feira (04/03), a TV estatal russa Pervi Kanal, mostrou imagens do Aeroporto de Hostomel também conhecido como Gostomel (GML) que mostram imagens do Antonov AN-225 Mriya destruído.
Desde quando surgiram os boatos da destruição da aeronave após os ataques russos, mas sem imagens, ficaram as dúvidas se de fato o Mriya teria sido totalmente destruído. A Antonov Airlines, proprietária da aeronave, informou que “até que o AN-225 tenha sido inspecionado por especialistas, não podemos informar sobre a condição técnica da aeronave”, e completou “aguarde os anúncios oficiais sobre a condição do Mriya”.
No entanto, as imagens que foram divulgadas neste dia, comprovam que os danos causados foram maiores do que o esperado. Infelizmente um dos aviões mais importantes para o transporte especial de cargas, único no mundo, foi perdido em meio aos conflitos na Ucrânia.
Russian State TV report from Gostomel Airport in Kyiv. Sadly An-225 completely destroyed. pic.twitter.com/9kN04Gkz91
— Aldin 🇧🇦 (@aldin_ww) March 4, 2022
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, já havia relatado sua suposta destruição em 27 de fevereiro de 2022. Mas a Antonov Company se recusou a confirmar a informação, dizendo que estava aguardando uma avaliação oficial de especialistas.
O An-225 foi desenvolvido como parte do programa espacial soviético para transportar o ônibus espacial Buran, bem como grandes componentes de foguetes. Voou pela primeira vez em 1988. Com seis motores e 42 pneus, podia transportar até 640 toneladas, tornando-se a aeronave mais potente já criada e a maior em operação.
O programa inicialmente planejava construir duas aeronaves, mas apenas uma foi concluída antes da queda da União Soviética. A fuselagem incompleta do segundo gigante está descansando em outro hangar no Aeroporto Antonov. Sua condição atual é desconhecida.