Iniciativa do fotógrafo Jucimar de Sousa, apoiada pelo Mais Goiás, busca valorizar a presença de mulheres em profissões estigmatizadas pela masculinidade
Série fotográfica "Delicadamente fortes" homenageia mulheres neste 8 de março (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Ainda consideradas historicamente como seres “frágeis” na sociedade patriarcal, mulheres precisam diariamente provar para si e para as comunidades onde estão inseridas que são tão ou mais capazes que homens para desempenhar qualquer tipo de tarefa. Essa luta diária por reconhecimento e valorização inspira a série fotográfica “Delicadamente Fortes“, preparada para este 8 de março pelo fotógrafo do Mais Goiás, Jucimar de Sousa. Para isso, cinco mulheres que atuam em ramos profissionais atribuídos comumente ao gênero masculino foram escolhidas para representar a bravura e o empenho das mais de 3 milhões (IBGE, 2021) de goianas existentes no estado.
De acordo com autor da série, o objetivo é chamar atenção da sociedade para como essas mulheres quebram paradigmas todo dia. “Escolhi este tema por perceber os avanços e conquistas que elas acumulam diante de tantas dificuldades impostas pela sociedade e também por entender que elas precisam ser cada vez mais reconhecidas e valorizadas”, reforça Jucimar de Sousa.
A série é composta por duas fotografias de cada personagem, são elas: Edevânia Ferreira da Silva, guarda civil lotada na Ronda Ostensiva Municipal (Romu); Pollyanna Rodrigues de Araújo Morais, motorista do transporte coletivo de Goiânia; Ana Júlia Menezes Rocha Herzog, preparadora física do Goiás Esporte Clube; Aritana Parreira, coordenadora de treinamento para Frentistas do Grupo Kurujão; e Arilda Pereira dos Santos, agente de limpeza urbana – gari da Comurg. Clique para conhecer histórias de algumas delas.
Veja as fotos: