Segundo o Inmet, onda de calor deve continuar nos próximos dias e não há previsão de chuva.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Rio Verde, região sudoeste de Goiás, registou 39,6ºC, na quarta-feira (30). Segundo o órgão, é a temperatura mais alta em 48 anos.
De acordo com o instituto, a média de temperatura para o mês de setembro na cidade é de 32ºC , ou seja, 7,6ºC menor que o registrado. Até então, o maior grau anotado em Rio Verde tinha sido em 2015, quando os termômetros marcaram 39,3ºC.
O Inmet informou que as altas temperaturas se devem à “bolha de ar quente e seco” que está sob as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, a chamada onda de calor.
"A temperatura mais alta registrada em Goiás foi em Araguarças, na última quarta-feira (30), com 42,2ºC. A partir do dia 9 na região sudoeste de Goiás já é possível visualizar uma mudança nas temperaturas e na umidade", disse Elizabeth Alves, chefe do Inmet.
A previsão é de que até o dia 9 de outubro as temperaturas permaneçam altas. O Inmet informou que é uma fase de transição do período seco para o período chuvoso, mas ainda não há previsão de quando deve chover de fato na cidade.