Cantora teria fingido que não morava na Espanha para não pagar impostos e guardar seus rendimentos em paraísos fiscais
O Ministério Público da Espanha entrou com um pedido para que a cantora Shakira seja presa por 8 anos e 2 meses. De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, a colombiana está sendo acusada de seis crimes contra a Fazenda Pública, envolvendo uma suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros. O órgão alega que a cantora de fingiu não morar na Espanha para não pagar impostos e guardar seus rendimentos em paraísos fiscais.
Shakira nega que morou no país entre 2012 a 2014, período que compreende a acusação. Contudo, de acordo com o Ministério, ela passou mais de 200 dias por ano na Espanha e comprou uma casa para morar com seu então marido, o jogador Gerard Piqué. Para o órgão, a artista só teria se ausentado do país para cumprir compromissos profissionais e para viajar a lazer.
Shakira já devolveu 14,5 milhões de euros para os cofres espanhóis, além de 3 milhões de euros em juros, o que não a impede de ser julgada pelo suposto crime.
Assessores de Shakira alegam que a cantora está “totalmente confiante de sua inocência” e que o caso é “uma violação total de seus direitos”.