Ator conhecido por dublar Wolverine tem uma doença pulmonar obstrutiva crônica que se agravou
O ator e dublador Isaac Bardavid, de 90 anos, está internado em estado grave em um hospital de Niterói, município do Rio de Janeiro por causa de complicações de uma doença respiratória. A informação foi confirmada pelos familiares do ator nas redes sociais.
“Fala pessoal, aqui é o João, infelizmente, uma notícia ruim: Isaac encontra-se internado com agravamento significativo de seu enfisema. Juntem-se a nós em orações! Por favor evitem dar notícias falsas, peço que antes de comentar alguma bobagem tenha respeito aos familiares e aos fãs do Isaac”, escreveu o neto dele no Instagram.
João explicou que familiares estão em contato com o hospital e atualizarão o estado de saúde do artista. “Isaac desde sempre tem problema de respiração, a doença dele está dentro do grupo DPOC [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O nível de oxigenação dele sempre foi abaixo do considerado normal”, disse.
“Devido à idade avançada, a doença estava insistindo em manter a oxigenação muito baixa, mesmo ele usando os aparelhos que já possui em casa, então ele precisou ser levado para tratamento no hospital. Está internado com auxílio de respiração mecânica. Não sei se irei atualizar as redes sociais todo dia, porque me dói muito falar sobre isso. Peço que quem acredite em religião, reze por ele!”, concluiu.
Conhecido por ser o dublador do personagem Wolverine, do X-Men, Isaac Bardavid também trabalhou em outros filmes como A Hora do Pesadelo (1984), o Esqueleto do He-Man, Tigrão do Ursinho Pooh, entre outros.
Como ator, ele participou de diversas novelas da Globo, como Escrava Isaura (1976), O Astro (1977), A Viagem (1994), Chocolate com Pimenta (2003), Salve Jorge (2012) e Totalmente Demais (2016). Atualmente, ele pode ser visto na reprise de O Cravo e a Rosa (2003), nas tardes da emissora. Seu último trabalho foi na série Carcereiros, ano passado.