Força da água modificou o cenário que antes era formado por pequenos poços e cachoeiras.
Veja antes e depois; Vale da Lua é tomado por água após fortes chuvas na região da Chapada dos Veadeiros - Goiás — Foto: Montagem/g1
Um dos principais pontos turísticos de Goiás, o Vale da Lua, localizado na cidade de Alto Paraíso, foi tomado pela água após fortes chuvas na região da Chapada dos Veadeiros. Um vídeo, feito na manhã desta terça-feira (4), mostra que a força da água modificou o cenário que antes era formado por pequenos poços e cachoeiras.
O guia turístico e socorrista Pablo Henrique da Silva Pereira disse em entrevista ao g1 que o nível da água está 10 vezes acima do normal e que, por isso, a visitação de turistas foi suspensa até que o nível diminua.
“Ali fica pouca água. Hoje cedo abrimos para visitantes, mas na hora que começou a encher todo mundo teve de ser retirado e o local fechado”, contou.
Ele explicou que tem chovido todos os dias na região, mas que como os rios ficam distantes das casas, o forte fluxo das águas não tem causado estragos. No entanto, ele explicou que está tendo muitas trombas d’água.
“São muito perigosas, temos que ficar sempre de olho”, alertou.
O grande atrativo do Vale da Lua são as formações rochosas esculpidas pela força da água do Rio São Miguel, um cenário que lembra o da superfície da Lua. Poços e pequenas cachoeiras atraem os banhistas e turistas para a região.
Fortes chuvas na Chapada dos Veadeiros
Nas últimas semanas, as chuvas têm causado vários estragos e desabrigado famílias na região da Chapada dos Veadeiros. Em Cavalcante, no nordeste goiano, muitos moradores ficaram ilhados. O temporal alagou casas, inundou estradas e causou até uma erosão na GO-118.
Ao todo, cerca de 1 mil famílias ficaram ilhadas em áreas rurais da região da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, por causa das chuvas desde o dia 24 de dezembro do ano passado.
Os moradores precisaram ser abrigados em lares temporários após terem as casas alagadas ou ilhadas por causa da chuva. Algumas pessoas também perderam os imóveis, que desabaram ou ficaram com a estrutura comprometida. Eles estão precisando de doações de alimentos, roupas, medicamentos, entre outros.
Para ajudar essas famílias, a TV Anhanguera e a Central Única das Favelas (Cufa-GO) criaram um PIX para arrecadar dinheiro e convertê-lo em doações dos itens mais urgentes na região.
PIX: [email protected]
A Secretaria de Assistência Social de Cavalcante e a Associação Quilombo também estão trabalhando na região para arrecadar doações e direcionar ajuda às famílias que estão precisando. As entidades podem ser contactadas por meio dos telefones: