A alta temperatura no estado é resultado do fortalecimento de uma massa de ar quente que deixará o tempo ainda mais seco do que já está.
Para quem sofre com o forte calor que se abate sobre Goiás já há algum tempo, as notícias não são nada animadoras. Segundo a previsão meteorológica, a temperatura em Goiás esta semana deve beirar os 40º, e a umidade relativa do ar, cujo percentual ideal é de 60%, pode ficar abaixo de 10%.
Conforme o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a alta temperatura no estado é resultado do fortalecimento de uma massa de ar quente que deixará o tempo ainda mais seco do que já está.
“Existe realmente uma onda de calor. Essa massa de ar quente e seco está muito forte e tem um sistema que está garantindo e aumentando ainda mais o bloqueio [atmosférico]”, explica.
Amorim relata que as consequências dessa onda de calor são dias consecutivos de temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. Os prognósticos apontaram, até agora, que a temperatura esta semana de Goiás pode variar entre 38º e 39º. O percentual da umidade do também deve cair drasticamente em razão do calor.
“Deu 13% [de umidade do ar] até agora mas pode chegar até menos que 10% esta semana. O ideal é 60%, mas faz tempo que não atinge isso”, revela.
Na última semana, os goianos respiraram aliviados. Isso, porque uma frente fria que seguia em direção ao Sudeste do país passou próximo a Goiás, fazendo com que a temperatura caísse e uma chuva fraca refrescasse o estado por alguns dias. Porém, isso não deve se repetir nesta semana e nem na outra.
De acordo com André Amorim, não há previsão de chuva próxima, pelo menos para os próximos 10 dias. A água só deve voltar a cair do céu a partir da 2ª quinzena de outubro.