Inscrições começam ainda em outubro e primeira etapa da seleção acontece em janeiro
A partir do próximo dia 30, especialistas de diversas áreas vão poder se inscrever no concurso público para professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ao todo, são 42 vagas distribuídas em todo o estado, incluindo Anápolis.
Nesta segunda-feira (09), se encerrou o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, com o resultado previsto para sair no dia 17 de outubro. Os candidatos que não forem contemplados deverão pagar R$ 250 para efetivar o cadastro, que deve ser feito pelo site de seleção da instituição.
O prazo final das inscrições termina apenas no dia 30 de novembro de 2023, assim como a solicitação de condições especiais para realização das provas. O concurso, de acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Estado, será dividido em cinco etapas.
As duas primeiras etapas, já conhecidas em grande parte dos processos seletivos, são as provas objetiva e dissertativa, que acontecem no dia 21 de janeiro de 2024. Em seguida, os aprovados terão que participar de uma prova didática, que deve acontecer entre os dias 19 de março e 06 de abril do próximo ano.
Do dia 02 a 08 de maio acontece a quarta fase, a entrega dos documentos e comprovação dos títulos e produção científica. Há ainda uma etapa extra, com a avaliação dos candidatos com deficiência por uma equipe multiprofissional.
Segundo a UEG, o resultado final será divulgado apenas no dia 02 de julho, mesmo mês em que deve ocorrer a nomeação dos candidatos aprovados. Em Anápolis, há vagas disponíveis para as áreas de administração, ciências contábeis e ciências econômicas.
No geral, há oportunidades para especialistas nas áreas de psicologia, matemática, letras, pedagogia, história, geografia, design, gastronomia e logística. Entre as exigências, é necessário ter diploma de graduação na área escolhida e, no mínimo, especialização concluída.
As provas objetiva e dissertativa acontecem nas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campos Belos, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Goianésia, Goiânia, Luziânia, Minaçu, Morrinhos, Pirenópolis, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo, Trindade, Uruaçu.
As demais etapas, como a prova didática, segundo a UEG, serão realizadas na cidade de Anápolis e Goiânia (Região Metropolitana), conforme editais de convocação.
Ainda segundo o edital, ficam reservados às pessoas com deficiência 5% das vagas oferecidas, nos limites definidos pela Lei Estadual n. 14.715/2004 e suas alterações. O mesmo critério será adotado para o cadastro de reserva.