Proporção do tremor atingiu magnitude de 3,7 na escala Richter, de acordo com informações divulgadas pelo Observatório Sismológico UNB
Durante a madrugada desta sexta-feira (15/4), por volta das 5h45min, um tremor de terra assustou moradores e visitantes do município de Estrela do Norte e região, localizado no norte do estado de Goiás. A proporção do tremor atingiu magnitude de 3,7 na escala Richter, de acordo com informações divulgadas pelo Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília (UNB).
O abalo sísmico durou cerca de oito segundo, sendo detectado por 20 estações do observatório da UNB. É importante ressaltar que os efeitos de um tremor de terra dependem diretamente da sua magnitude na escala Richter, onde até 1,9 apenas os sismógrafos são capazes de detectar.
Em relação aos terremotos causadores de danos, estes começam a aparecer com magnitudes entre 4 e 4,9, onde há a quebra de janelas e outros objetos. Já as magnitudes entre 7 e 7,9, existe a possibilidade de prédios saírem de suas fundações, bem como o aparecimento de rachaduras no solo.
Conforme informações repassadas pelo observatório, a escala Richter é uma maneira de medir a intensidades dos terremotos, usando como base as ondas sísmicas que se propagam a partir do local de origem do abalo no subsolo. A princípio, a escala não possui limites, entretanto os tremores de terra com magnitude 10 ou superiores nunca foram registrados na escala mundial.
Vale lembrar que a cerca de cinco anos atrás, em 2017, os moradores dos municípios de Mara Rosa, Santa Tereza de Goiás, Estrela do Norte, Mutunópolis e Amaralina sentiram um abalado de 3,2 pontos na escala Richter. De acordo com relatos de moradores, um barulho semelhante a um trovão pôde ser ouvido, logo depois, o tremor foi sentido. O observatório da UNB já registrou, em 2016, um abalo sísmico de magnitude 3,7 na escala Richter.
Outro cinco tremores foram registrado em 2012, sendo um deles sentido em, pelo menos, cinco cidades de uma mesma região. Entretanto, o registro de maior magnitude aconteceu, e foi registrado, no ano de 2011, atingindo 4,1 pontos na escala Ritcher. O registro dessa madrugada (15) foi sentido também por moradores de Mara Rosa, Santa Tereza de Goiás e Amaralina. A intensidade foi tão grande que muitas pessoas acordaram devido ao forte chacoalhar de terra e ao alto barulho provocado.