A apreensão foi feita quando agentes da PRF abordaram um veículo e ao fiscalizar o interior dele ouviram o cantar de um pássaro.
Dois homens e uma mulher foram presos na noite da última segunda-feira (1/4) na BR-153, em Uruaçu, a 280 quilômetros de Goiânia, transportando dezenas de animais silvestres, alguns em ameaça de extinção. Uma das espécies transportada pelos traficantes de animais é a arara ararajuba (Guaruba guaruba), espécie rara de coloração viva e que está ameaçada de extinção.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), tudo começou quando agentes da corporação abordaram um veículo Fiat Uno e ao fiscalizar o carro os policiais ouviram o cantar de um pássaro.
Surpresos com o barulho do animal, os policiais pediram para os ocupantes do veículo descerem do carro, o condutor, de 44 anos, e três passageiros, um homem, de 34, uma jovem, de 19 e seu filho, um bebê de 11 meses.
Foto: Reprodução
Aos agentes, o passageiro do carro informou que adquiriu os bichos de sete pessoas que fizeram a captura dos animais em Goianésia do Pará e os levaria para São Paulo para serem comercializados.
Pela prática de crime ambiental e por maus-tratos aos pequenos silvestres, o grupo foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Uruaçu. O Ibama foi acionado e na manhã desta terça-feira (2/3) deverá aplicar multas por crime ambiental e por maus tratos e os animais serão encaminhados para o CETAS em Goiânia.
Espécie endêmica do Brasil, a ararajuba (Guaruba guaruba) é encontrada exclusivamente na área entre o norte do Maranhão, sudeste do Amazonas e norte do Pará; e sempre ao sul do Rio Amazonas e leste do Rio Madeira. Há registros de avistamentos em Rondônia e extremo norte do Mato Grosso, na década de 1990.
Foto: Reprodução