Antes da multa, companhia teria participado de, pelo menos, três reuniões com o órgão, mas problemas persistiram
Companhia é responsável pela administração da rede elétrica, em Goiás, desde final de dezembro do ano passado. Foto: Equatorial Energia
A Equatorial Energia foi multada em R$ 10 milhões, pelo Procon, por má prestação de serviços, em Jaraguá, interior de Goiás.
A companhia elétrica é responsável pelo fornecimento e distribuição de energia no estado desde que a Enel Brasil encerrou suas operações em Goiás no dia 29 de dezembro do ano passado, devido a várias críticas em relação à qualidade de seu atendimento atendimento.
▪️ De acordo com o Procon, a multa foi aplicada pela baixa qualidade dos serviços prestados e falta de retorno da empresa quanto à solução de problemas na rede de energia da cidade.
▪️ Além disso, a Equatorial teria participado de, pelo menos, três reuniões com o órgão visando a resolução de problemas como a queda constante de energia elétrica no município. Como os problemas persistiram, o Procon multou a companhia.
▪️ O órgão também destacou que o telefone 0800 da Equatorial, destinado ao atendimento ao público, não está funcionando corretamente.
▪️ Há relatos de que, até mesmo pelos membros do Procon, estariam enfrentando dificuldades ao entrar em contato e obter retorno da empresa através de um número específico para o órgão.
▪️ Segundo a diretora do Procon de Jaraguá, Charlene Ramos, o interesse do Procon não era a multa, mas sim a melhoria do serviço.
▪️ O alto valor da multa é justificado por conta de uma portaria do Procon Goiás que determina que multas em casos de danos coletivos são sete vezes mais altas.
Em resposta, a Equatorial disse que foi notificada sobre a multa e afirmou que irá “tomar as medidas processuais necessárias”.
A Equatorial Goiás informa que foi notificada sobre a multa aplicada pelo Procon de Jaraguá e adotará as medidas processuais cabíveis. A companhia ressalta que as reclamações sobre fornecimento de energia elétrica no Procon Goiás diminuíram cerca de 50% de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Já na Agência Goiana de Regulação (AGR) a queda no número de reclamações foi de 28,6% também neste primeiro quadrimestre.
A distribuidora destaca que dispõe de um canal de atendimento exclusivo aos Procons, que conta com equipe especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registrada junto ao órgão. A empresa reafirma que está comprometida em atender todos os casos com o máximo de transparência e rapidez.