Durante a confusão, os presos arremessaram fezes, pedras, garrafas, comida e peças de ventiladores, que haviam quebrado, contra o administrador da unidade e os agentes ficaram feridos
Um princípio de motim foi registrado na tarde desta quarta-feira, 2, na unidade prisional de Santa Helena de Goiás, localizada a 209 quilômetros de Goiânia. Durante a confusão, detentos tiveram escoriações leves pelo corpo após reivindicar a implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e a mudança da direção da cadeia.
Na ação, servidores do presídio com apoio do Grupo de Intervenção Tático (GIT) da 6ª Regional foram acionados para contar o motim. Além deles, o diretor tentou mediar o conflito, porém, foram agredidos pelos presos. Neste momento, os detentos arremessaram fezes, pedras, garrafas, comida e peças de ventiladores, que haviam quebrado, contra o administrator da unidade e os agentes.
Depois da negociação, os custodiados foram contidos, porém, seis deles tiveram ferimentos escoriações leves pelo corpo, e receberam atendimento médico. Ao ser questionada, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que vai implantar na unidade o POP, contudo, deve ocorrer de maneira gradativa.
Desde 2020, o projeto foi implantado nas Unidades Prisionais do Estado de Goiás, tendo como objetivo padronizar os procedimentos adotados pela Polícia Penal de Goiás.