Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra os investigados em Iaciari, Alvorada do Norte e Aparecida de Goiânia
Na tarde de quarta-feira (18/01), a Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia de Iaciara e do Ponto Focal Rural da 13ª DRP/Posse, com apoio da Delegacia de Alvorada do Norte e da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR), deflagrou a Operação Darkness, com o escopo de desarticular uma associação criminosa especializada em furtos de transformadores e materiais elétricos em propriedades rurais do nordeste goiano.
A investigação da Delegacia de Iaciara e Ponto Focal Rural da 13ª DRP/Posse identificou que, no ano de 2022, apenas na área circunscricional de Iaciara e Nova Roma, teriam ocorrido ao menos 11 furtos de transformadores, fios de cobre e outros materiais elétricos, podendo alcançar mais de 30 ocorrências somente na região nordeste do Estado.
Com o compartilhamento de informações com as outras unidades policiais da região, foi possível apontar que os suspeitos eram eletricistas, funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços à empresa ENEL (Equatorial).
Em razão da prestação de serviços de manutenção e instalação da rede elétrica, os suspeitos obtinham conhecimento da área, facilitando a prática delitiva, que normalmente se desenvolvia em período de repouso noturno, quando se deslocavam até as propriedades rurais e subtraíam os transformadores de energia e outros materiais instalados em postes. Os suspeitos teriam, inclusive, subtraído transformadores e outros materiais das próprias empresas que estavam vinculados na prestação de serviço.
Desse modo, após representação policial, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra os investigados em Iaciara, Alvorada do Norte e Aparecida de Goiânia.
As investigações continuam no intuito de identificar outros possíveis integrantes da associação criminosa.