Segundo a corporação, o bebê estava desfalecido, com os pés frios e corpo arroxeado. Resgate ocorreu na manhã deste sábado (13/7), durante patrulhamento no Setor Vila União.
Soldado Porto, um dos PMs que salvou menino de 1 ano, em Anápolis. Ao lado, mãe e bebê resgatado (Foto: Reprodução/PMGO)
Policiais militares, em patrulhamento no Setor Vila União, em Anápolis, salvaram um menino de 1 ano que havia se engasgado com remédio para gripe. O caso ocorreu na manhã deste sábado (13/7). De acordo com a corporação, o bebê estava desfalecido, com os pés frios e corpo arroxeado.
Os PMs soldado Porto e cabo Alexander passavam pela Avenida Lídia Fernandes, no bairro Vila União, quando se depararam com moradores pedindo socorro. Ao se aproximarem do local, uma mãe, desesperada, segurava no colo o bebê de 1 ano que havia se engasgado com remédio para gripe. A criança já apresentava olhar “opaco”, pés e boca arroxeados e gelados.
A equipe pediu para a família e os vizinhos presentes no local manterem distância segura, inclusive para facilitar a ventilação do ar. Um dos PMs pegou a criança e realizou a manobra de Heimlich – melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por um corpo estranho. Depois de quase 1 minuto de manobra, o menino começou reagir e após 2 minutos de atendimento conseguiu voltar a respirar.
“Deus nos pôs no lugar certo. Nós estamos aí sempre para servir à população no que é necessário”, comemorou o soldado Porto, responsável pela manobra que salvou a criança.
Após o salvamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e encaminhou a menino para avaliação médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, em Anápolis.
Caso semelhante de bebê engasgado com remédio
Em maio deste ano, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) resgatou uma recém-nascida de 1 mês engasgada com remédio. O incidente na Vila Renascer, em São Miguel de Araguaia.
De acordo com a corporação, a mãe da pequena Isa Gabriela acionou os bombeiros pelo 193, após perceber que sua filha estava ficando roxa depois de se engasgar com um remédio. Por telefone, o soldado Luciano orientou o procedimento necessário para que a criança voltasse a respirar.
Enquanto o primeiro atendimento era feito por ligação, uma Unidade de Resgate da corporação foi até o endereço da família. No local, foi feita a limpeza de secreção da boca da bebê e a continuação da manobra de tapotagem até que a bebê retornasse totalmente à consciência. Logo após os primeiros socorros, mãe e bebê foram encaminhadas ao Hospital Municipal de São Miguel do Araguaia para avaliação médica.
O que fazer em caso de engasgamento
A corporação explicou que qualquer adulto pode realizar um procedimento de salvamento de desengasgamento numa criança, desde que siga as instruções corretas. Veja abaixo quais são:
A primeira coisa a se fazer é manter a calma e não entrar me pânico; pegar a criança engasgada nos braços, de bruços. Ela deve estar com a cabeça um pouco abaixo do resto corpo, inclinada. O adulto, então, deve dar leves tapinhas nas costas da criança, até que ela seja desengasgada.
Dia Online