Inmet também ampliou o alerta vermelho sobre a onde de calor. Temperaturas estão 5ºC acima da média para o período.
A Defesa Civil emitiu, nesta segunda-feira (13), um alerta via SMS para telefones cadastrados em Goiânia para alertar a população para o risco muito alto nos próximos cinco dias, devido às altas temperaturas que têm atingido todo o estado de Goiás.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também ampliou o alerta vermelho sobre a onda de calor emitida para Goiás, Distrito Federal e mais 13 estados. Anteriormente se previa que as temperaturas começariam a diminuir após o feriado de quarta-feira (15), mas o órgão estendeu esse prazo até a próxima sexta-feira (17).
Sendo assim, o Inmet publicou aviso iniciando nesta segunda-feira (13) para que as pessoas saibam que há sérios riscos à saúde. Uma vez que a temperatura está 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
A reportagem buscou especialistas para explicar como devem ser os cuidados que deve-se tomar para evitar problemas de saúde e se manter saudável durante esse período de temperaturas elevadas, para assim evitar riscos maiores.
A nutricionista Laís Bittencourt fala que devem ser evitados os alimentos gordurosos para os dias de temperaturas altas.
“Nesse período de calor extremo, o corpo humano demanda mais energia para poder manter a temperatura corporal nos níveis ideais. Então como essa exigência maior é no processo de manutenção da temperatura, é interessante evitar a ingestão de alimentos muito gordurosos” explica.
Bittencourt ainda indica o frango e peixe como proteínas mais adequadas para esse período. “Deve-se evitar, por exemplo, feijoada, alimentos à base de maionese, de creme de leite, preferir mais saladas cruas, carnes magras e brancas, como por exemplo, frango, peixe. É interessante dar uma atenção especial para hidratação. Então caprichar na ingestão de água ao longo do dia todo. Caprichar nos sucos de frutas naturais sem adição de açúcar. Inclusão de frutas que tenham maior teor de líquido como, por exemplo, melancia, melão, abacaxi, laranja.
Bittencourt ainda indica o frango e peixe como proteínas mais adequadas para esse período. “Deve-se evitar, por exemplo, feijoada, alimentos à base de maionese, de creme de leite, preferir mais saladas cruas, carnes magras e brancas, como por exemplo, frango, peixe. É interessante dar uma atenção especial para hidratação. Então caprichar na ingestão de água ao longo do dia todo”, continua
Paula Ribeiro, Médica especializada em dermatologia diz que é necessário buscar sombras sempre para evitar a exposição ao sol. “O uso regular e generoso de protetor solar é fundamental para prevenir danos causados pela exposição ao sol. Optar por roupas leves e de cores claras ajuda a reduzir o impacto dos raios solares. beber água em abundância ajuda a evitar a desidratação, contribuindo para uma pele saudável. Evitar a exposição prolongada ao sol e buscar sombras sempre que possíve”, explica Ribeiro.
A médica ainda alerta que a desidratação não afeta apenas a pele, mas todo o organismo: “A falta de cuidados com a pele durante períodos de calor intenso pode resultar em diversos problemas de saúde. Exposição inadequada ao sol pode levar a queimaduras solares, aumentando o risco de câncer de pele a longo prazo. Em casos mais graves, a exposição excessiva ao sol sem proteção pode levar à insolação, causando sintomas como tontura, náusea e até mesmo colapso”, finaliza.