Para ajustar sistema de impressão, Detran do estado suspendeu emissões das carteiras até esta quarta-feira. Não há necessidade de troca imediata; veja algumas das mudanças
A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital só é emitida junto ao documento físico em Goiás, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO). O novo modelo começou a ser emitido nesta quinta-feira (02/06).
De acordo com o Detran, por enquanto, o condutor terá que emitir o documento físico e, em uma segunda etapa será liberada a CNH digital. O órgão destaca que não há necessidade de troca imediata para quem já tem o documento na versão anterior.
A nova versão foi determinada pela Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e será impressa para os condutores que forem renovar, emitir a segunda via, tirar a carteira pela primeira vez ou alterar dados do documento.
O g1 entrou em contato com o Detran-GO, por e-mail, às 9h05 desta quinta-feira, para saber qual o valor da emissão e renovação da CNH, e se há previsão de que os documentos físico e digital sejam emitidos separadamente, e aguarda retorno.
O acesso à versão eletrônica da CNH é somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.
A nova versão da CNH terá as cores em verde e amarelo, identificação das categorias com equivalência internacional e, no verso, texto em português, inglês e espanhol facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro,
No verso da CNH, além do QR Code o documento também tem um código de leitura internacional de dados. A categoria fica visível na primeira coluna junto com a imagem do tipo de veículo que o condutor está habilitado.
Também tem uma indicação por meio da letra P (se o condutor tiver apenas permissão para dirigir) e a letra D (se a CNH for definitiva).
O documento também tem um campo para indicar se o condutor exerce atividade remunerada e outro campo para anotação de possíveis restrições médicas. A nova CNH conta com mais dispositivos de segurança como tinta especial que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma, dificultando falsificações.
A validade do documento continua a mesma. São 10 anos para condutores de até 49 anos; 5 anos para condutores de 50 a 69 anos e 3 anos para condutores acima de 70. As regras de pontuação também continuam as mesmas.