Segundo o motorista, não havia placas para informar sobre o desvio nos quilômetros que antecedem o trecho interditado
"Não vi sinalização antes do desvio" diz motorista de ônibus que capotou na BR-153 (Foto: Reprodução - PC)
O motorista do ônibus que capotou na BR-153 disse em depoimento à Polícia Civil que não viu nenhuma sinalização sobre o desvio feito na rodovia. Além disso, ele alega não ter enxergado nem a carreta, nem o carro da concessionária Triunfo Concebra com quem colidiu. Segundo o homem, ele não passava pela via há pelo menos 15 dias e, por isso, não sabia sobre a interdição. Para ele, um dos maiores problemas, é que não havia sinalização nos quilômetros que antecedem o trecho interditado. O acidente matou seis pessoas e deixou outras dezenas de feridos às vésperas do Natal (24), em Aparecida de Goiânia.
“Antes do acidente, como tinha uns 15 dias que não passava aqui, não sabia da interdição. Segui viagem na faixa da esquerda. […]. Do nada só senti tumulto de cone, obra, caminhão parado e não vi sinalização pra trás. Aí senti o impacto. Pela minha experiência, sinalização deve ocorrer a cada quilômetro pra trás da obra e dessa vez não tinha. […]. Quando eu vi já tava em cima. desviei pra direita, que era onde tinha espaço sem gente trabalhando (sic)”, relatou o motorista em vídeo registrado pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict).
Em nota, a Triunfo Concebra defende que tanto no KM-508, onde há a cratera, como em outros trechos, há sinalização com painéis eletrônicos, cones refletivos, dispositivos luminosos e diversas viaturas com sinalização intermitente. Todos eles informam sobre as obras na pista e sobre o desvio. Confira a nota na íntegra no fim da reportagem.
Falha mecânica
Antes do acidente na BR-153 acontecer, o motorista do ônibus comentou sobre uma possível falha mecânica à Real Expresso, empresa responsável pela frota de ônibus, sobre a dificuldade em frear o veículo.
“Estou saindo de Araguari, Minas Gerais, seguindo para Brasília. Observação: Muita chuva e o carro está com problema de freio, freando só de um lado. A gente está indo no sapatinho para evitar transtornos maiores”, disse o motorista em um áudio à empresa.
Investigação sobre ônibus que capotou na BR-153
De acordo com a delegada Adriana Fernandes, responsável pela investigação do acidente, o áudio é um forte indicativo de que houve uma falha mecânica. Por esse motivo, ela solicitou que o ônibus fosse periciado pela segunda vez por um mecânico profissional, que deve analisar a estrutura do veículo.
Além disso, a investigadora ainda apura a precariedade de sinalização no local, falha humana e condições climáticas.
Nota Triunfo Concebra
“A Triunfo Concebra esclarece que segue com a operação contingencial de desvio de tráfego em mão dupla na BR-153/GO, km 508, em Aparecida de Goiânia, ação preventiva a fim de garantir a segurança dos motoristas e dos trabalhadores no local em obras.
Equipes de engenharia, juntamente com especialistas na área estrutural e geotécnica fizeram inspeções técnicas e estão avaliando o local para as intervenções necessárias. A Concessionária já adotou as medidas emergenciais tais como: interrupção total da pista no sentido sul, cobertura do local erodido, sinalização do local e monitorização do talude, da estrutura da galeria e do nível do córrego. Em contrapartida também estão sendo feitos os trabalhos de sondagens do solo e de topografia (mapeamento da área).
A Triunfo Concebra reforça a recomendação aos motoristas que vão pegar a BR-153 saindo de Goiânia para destinos no sentido sul do estado ou mesmo aqueles que chegam à capital goiana, que redobrem a atenção ao passar pelo km 508. O local está sinalizado com painéis eletrônicos nas proximidades informando o desvio contingencial em razão de obras na pista, contando ainda com cones refletivos, dispositivos luminosos e diversas viaturas com sinalização intermitente para orientação e suporte aos usuários”.