MP colheu depoimentos que confirmaram existência do "cantinho" para alunos fumantes
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) pediu o afastamento da diretora de uma escola pública, em Cachoeira de Goiás, que criou um “cantinho de fumantes” para alunos. A escola se chama Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e a diretora é Maria das Vitórias do Nascimento da Mata.
O MP acionou o estado de Goiás na mesma ação.
O promotor de Justiça Ricardo Lemos afirma que tomou ciência do fato por meio de uma denúncia feita pelo Conselho Tutelar de Cachoeira de Goiás dando conta de que, desde maio deste ano, existe dentro do colégio um espaço usado por alunos menores para fumar, com o consentimento da diretora. A denúncia chegou ao MP no dia 26 agosto desse ano.
O MP ouviu várias testemunhas que afirmaram que a diretora Maria das Vitórias justificou o ato ilegal como sendo a única forma de manter os alunos no interior do colégio, evitando uma possível evasão escolar. Ela teria afirmado ainda que a Secretaria Regional de Educação, com sede em São Luís de Montes Belos, teria conhecimento do “cantinho para fumantes”.
O promotor afirma que o ato, além de ser ilegal, incentiva o tabagismo junto aos demais alunos e vai contra o regimento interno da escola.
Ricardo Lemos pede que alunos sejam proibidos de consumir cigarros. Pede também, “diante da falta de aptidão de Maria das Vitórias do Nascimento da Mata para desempenhar o cargo, que ela seja afastada imediatamente do cargo e, ao final do processo, se for o caso, seja exonerada da função de confiança que ocupa”.