O Ministério Público de Goiás (MP-GO) instaurou inquérito civil público para apurar as causas das reiteradas quedas e oscilações no município de Formosa e no Entorno de Brasília (DF).
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) instaurou inquérito civil público para apurar as causas das reiteradas quedas, oscilações e excessivos períodos sem energia no município de Formosa, no Entorno de Brasília (DF).
Para instruir a investigação, o promotor de Justiça Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, em substituição na 4ª Promotoria de Justiça da comarca, requisitou à Enel Distribuição Goiás que preste informações sobre essas falhas, bem como sobre providências já adotadas, em andamento ou pendentes de adoção, para a solução da questão e o prazo para sua definitiva implementação. O promotor também quer saber o número de ocorrências e reclamações registradas no serviço de atendimento ao consumidor da Enel nos últimos três meses, com os respectivos números de protocolo, referentes às quedas e oscilações de energia na cidade.
Alem disso, requisitou a lista de conjuntos elétricos que atendem o município, os indicadores de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) referentes aos conjuntos elétricos que atendem a localidade em 2020 e os já apurados neste ano, informando as metas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e anotação quanto a seu atendimento ou desatendimento.
Também deverão ser informados ao MP o atual nível de criticidade referente aos conjuntos elétricos que atendem ao município, segundo a própria concessionária; os dados referentes à unidade regional e gestor responsável pelo atendimento às demandas de Formosa; o plano de resultado e o cronograma de implantação firmado com a Aneel para o atingimento das metas de DEC e FEC, com esclarecimentos a respeito das ações concretas e investimentos implantados desde 2019 e os previstos a partir de 2021 (com plano de ação e suas etapas) e, ainda, os motivadores principais e secundários que fundamentam as ações descritas no plano de ação.
Análise técnica
À Diretoria-Geral da Aneel, foram requeridas informações sobre os indicadores de continuidade DEC e FEC referentes aos conjuntos elétricos que operam no município nos últimos três anos e, com base nesses indicadores, nos últimos três anos, seja realizada análise técnica informando se houve melhoria no período e se atendem aos parâmetros mínimos definidos pelo órgão. Os esclarecimentos devem incluir a relevância das informações abrangidas por esses indicadores, principalmente quanto aos impactos do descumprimento dessas metas e as providências passíveis de adoção pela concessionária e pela agência reguladora a fim de assegurar o atendimento às normas e para solução do problema.
O MP também oficiou o Procon requisitando informações sobre eventuais reclamações protocoladas naquele órgão por consumidores relativamente aos prejuízos decorrentes de frequentes quedas e interrupções de energia pela Enel em Formosa. (Texto: Cristiani Honório/ Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
Em resposta, a Enel Distribuição Goiás afirma que está realizando grandes obras e investimentos para a região do Entorno do Distrito Federal com o objetivo de garantir a qualidade no fornecimento de energia para toda a região. Nesta sexta-feira (14), a companhia entregou em Formosa o primeiro Centro-Satélite do Estado. A unidade dispõe do que há de mais moderno em termos de distribuição de energia e possui equipamentos que podem ser comandados à distância e que permitem o isolamento de defeitos e a recomposição rápida no caso de uma falha no fornecimento, diminuindo a frequência e a duração em casos de queda de energia. A empresa investiu em torno de R$ 6 milhões na obra, que vai melhorar ainda mais a qualidade de energia distribuída para cerca de 11,5 mil clientes da região.
Somente na região do Entorno do Distrito Federal, a companhia já investiu mais de R$ 46,4 milhões na ampliação e modernização de oito subestações de alta tensão. Essas obras garantirão melhorias no fornecimento de energia para mais de 416 mil clientes dos municípios de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Planaltina de Goiás, Cristalina, São João da Aliança, Barro Alto e Corumbá de Goiás.
Adicionalmente, já está em construção a Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Brasília Leste-Itiquira, que vai beneficiar cerca de 175 mil clientes de 25 municípios. A companhia está investindo mais de R$ 36 milhões na obra, que está prevista para entrar em operação no segundo semestre deste ano. A nova linha vai desafogar o sistema elétrico do Nordeste do Estado, melhorar a qualidade do fornecimento e aumentar a oferta de energia na região, possibilitando o atendimento a novas cargas.
Como resultado do volume inédito de investimentos na rede, a média de vezes em que o cliente da distribuidora fica sem energia no ano (FEC) caiu de 25 em 2015 para 9 em dezembro de 2020, melhora de 64%. Já o tempo médio (DEC) em que o cliente é afetado por ano em Goiás passou de 43,24 horas em 2015 para 16,20 horas, melhora de 62%. A empresa reforça que seguirá comprometida com a melhoria constante da qualidade do fornecimento de energia em Goiás, por meio da modernização da rede elétrica.