Iniciativa é uma forma de humanizar, comemorar e dar visibilidade aos que venceram a pandemia em quatro unidades do Governo de Goiás no interior
A Árvore da Vida é um símbolo sagrado que atravessa gerações e está presente nas mais variadas culturas. Ela representa vitalidade, força e a capacidade de superar adversidades, características também dos que venceram a batalha contra a Covid-19. Todos passaram por grandes desafios no período de tratamento, mas a vitória celebrada durante a alta médica fez com que cada um florescesse para um novo momento de suas vidas.
Pensando nessa simbologia milenar, os pacientes que tiverem alta nos Hospitais de Urgência de Trindade (Hutrin), Regionais de Luziânia (HRL), de Formosa (HRF) e de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB), unidades do Governo de Goiás geridas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), comemoram e dão visibilidade ao atendimento oferecido à população.
A partir desta semana, os pacientes terão seus nomes inseridos nos ramos da árvore, por meio de adesivos em formato de folhas que representam a vida. “Nada mais significativo do que simbolizar a recuperação de nossos pacientes por meio de uma árvore. A representação da folhagem cheia de vida, preenchida com o nome de cada um deles, servirá como combustível para continuarmos firmes na luta contra o vírus”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do Imed.
A ação lúdica dos hospitais, que será realizada com o auxílio das equipes assistenciais, além de registrar a alta dos pacientes por meio de um painel artístico, tem como objetivo fortalecer e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que se revezam 24 horas, sem descanso, todos os dias da semana para atender as pessoas acometidas pela doença. É uma forma visual de agradecer e valorizar o empenho e dedicação neste período de pandemia.
O primeiro hospital a dar início ao projeto foi o Regional de Luziânia, que ganhou destaque na luta contra a Covid-19 com mais de 930 altas nos últimos 11 meses. Na tarde de quarta-feira, 21, a direção do HRL e alguns profissionais da saúde incluíram os primeiros nomes de pacientes que conseguiram vencer a batalha contra a doença.
“É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho por meio de um painel visual. Ele vai nos dar uma dimensão ainda maior da importância que temos para a sociedade”, avalia Francisco Amud, diretor do HRL.
Na manhã desta quinta-feira, 22, o projeto foi inaugurado nos hospitais de Urgência de Trindade e nos Regionais de Formosa e de São Luís de Montes Belos.