Secretários de Meio Ambiente, Economia e Agricultura, além de representante do Sebrae, reuniram-se para discutir possibilidade de executar ações em parceria na região
A proposta de se criar um modelo de desenvolvimento sustentável para o Nordeste goiano reuniu secretários do Governo de Goiás e representantes do Sebrae em uma reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (3), no gabinete da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis.
O que está em pauta é a construção de um conjunto de projetos capazes de garantir renda, emprego e prosperidade para os moradores dos municípios da região. Seja por meio do ecoturismo, seja a partir de sistemas de produção de alimentos que consigam conviver em harmonia com o Cerrado, ou de outras atividades relacionadas à vocação da região.
Na reunião desta terça, a consultora de projetos de desenvolvimento de territórios do Sebrae, Elaine Maria Moura Souza, apresentou o projeto Líder, que guarda semelhanças com o modelo que o Governo de Goiás quer propor e que provavelmente será parceiro em ações futuras. Chamou a atenção dos secretários a estrutura de governança participativa, em que a população exerce protagonismo.
“Acho importante que a nossa iniciativa aponte na direção do desenvolvimento do turismo sustentável na região, o que vai fazer a economia girar. O nosso projeto precisa ter a capacidade que trazer renda e emprego”, disse a secretária Andréa Vulcanis. “Temos que olhar com carinho para as pessoas que moram no Nordeste goiano e levar esperança para quem precisa”.
Além da titular da Semad, participaram do encontro os secretários de Agricultura e Pecuária, Pedro Leonardo Rezende; de Economia, Selene Nunes; e o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. A ideia é a de buscar a participação de outros entes do governo, à medida que o projeto ganhe corpo.
O governo editará um decreto com a finalidade de instituir um Comitê Estratégico Interinstitucional que vai criar e implementar projetos de inovação e desenvolvimento sustentável para o Nordeste Goiano. A Secretaria de Economia coordenará o processo.
“Será uma construção coletiva. O primeiro passo é o de estruturar o projeto, para que, a partir dele, a gente consiga buscar apoiadores e instituições interessadas em colaborar com o financiamento”, explica Selene.
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás
José Beltrão
O nordeste goiano tem jeito... falta Projeto e vontade política.