Proposta deve ser finalizada ainda em outubro e está de acordo com negociações entre os governos
O governador Ronaldo Caiado (UB) pretende enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que propõe a criação a Região Metropolitana do Entorno para permitir a integração do transporte coletivo de cidades goianas com o Distrito Federal (DF).
A proposta deve ser finalizada ainda em outubro e está de acordo com negociações entre os governos de Goiás e do DF com a União e 12 municípios para a assinatura de um Consórcio Interfederativo, que atuará como uma autarquia responsável pela gestão dos serviços em toda a região.
De acordo com o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, alteração legislativa permitirá que haja integração de bilhetagem tarifária e até mesmo criação de novas linhas.
“As tratativas envolvem a União, provavelmente através do Ministério de Infraestrutura ou de Desenvolvimento Regional, Goiás e DF e os municípios (goianos). Colocar 12 municípios em um consórcio é muito complexo e a criação da Região Metropolitana vai dar uma unidade. Eles passam a ser um só”, explica o auxiliar.
Adriano também adianta que as decisões unificadas das prefeituras serão tomadas a partir do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Entorno, que também será criado pelo projeto.
Os entes que participam das discussões do Consórcio Interfederativo terão nova reunião no dia 14 de outubro, na Agência Nacional de Transportes Terrestres. Já para tratar das minutas dos projetos de lei.
As negociações foram iniciadas em 10 de agosto, pouco antes do início da campanha, quando Caiado e governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), acertaram parcerias administrativa e eleitoral.