O embaixador Daniel Zonshine, o adido de Agricultura, Ari Fischer, e outros auxiliares israelenses serão recebidos pelo governador e por secretários
Nesta quarta-feira, 30, Daniel Vilela será novamente governador em exercício e sua primeira agenda será apresentar o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã, no Nordeste Goiano, para representantes de Israel. O embaixador Daniel Zonshine, o adido de Agricultura, Ari Fischer, e outros auxiliares israelenses serão recebidos por Daniel e também pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.
Esse projeto pretende tornar o nordeste goiano referência do fruticultura no Brasil. A iniciativa já conta tem investimentos de R$ 9,5 milhões. Maracujá, manga e pitaia serão as primeiras culturas plantadas. De acordo com a Seapa, a iniciativa é em parceria da Embrapa Cerrados e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O plano é atingir uma área prevista de 300 hectares abastecidos pelas barragens do rio Paranã e Ribeirão Porteira, alcançando 4.500 famílias de 22 assentamentos rurais. Nesta fase inicial, participam 150 agricultores familiares dos municípios goianos de Flores de Goiás, Formosa e São João d’ Aliança. Eles foram selecionados por técnicos da Seapa/GO e irão receber kits de irrigação adquiridos pela Codevasf.
Israel tem grande expertise no setor já que criou sistema de irrigação com reuso de água dessalinizada, tornando possível a produção agropecuária no deserto. O país tem lavouras de melancia, hortaliças, trigo, algodão, tâmara, banana, uva e uma infinidade de outros cultivos.
O primeiro trunfo da agropecuária israelense está no sistema de distribuição de água. O país capta recursos hídricos do mar e os transforma em água potável à população de 9,4 milhões de habitantes. Após passar pelas residências, 90% do esgoto são coletados e tratados de forma eficiente, permitindo o uso na irrigação e fertirrigação da agricultura.
O governador Ronaldo Caiado (UB) vai aos Estados Unidos nesta terça-feira, 29, acompanhado do secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto. Caiado estará em evento do Lide e tem agendas nos bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Mundial (Bird), ambas na quinta-feira, 31. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) fica à frente do Executivo até domingo, 3, quando o governador volta ao Brasil.