Serão contemplados pelo programa 1.994 municípios do País, principalmente os mais isolados dos grandes centros
Das 5.970 vagas que estarão disponíveis para o Mais Médicos a partir de sexta-feira (26), 188 são de Goiás. Ao todo, 1.994 municípios do País serão contemplados pelo programa, principalmente os mais isolados dos grandes centros. As inscrições seguem até 31 de maio pelo site do próprio programa.
Atualmente, são mais de 8 mil médicos no programa. Destes, 45% estão em regiões de vulnerabilidade social e com dificuldade provimento de profissionais. O governo federal espera chegar a 28 mil profissionais até o fim do ano para atender em todo o País, especialmente em áreas de extrema pobreza, garantindo atendimento a mais de 96 milhões de brasileiros na atenção primária.
Em Goiás, entre as cidades com alta vulnerabilidade – conforme dados do governo federal – estão Cavalcante, Cocalzinho de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Monte Alegre de Goiás, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Planaltina, Posse, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, Teresina de Goiás e Vicentinópolis. Não há nenhum município com a classificação “muito alta vulnerabilidade”.
Ainda sobre o cadastro no Mais Médicos, segundo o site oficial, os profissionais brasileiros registrados no Brasil terão prioridade na seleção. Contudo, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no País.
“O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, reforça o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.