Crimes contra o patrimônio também apresentaram redução. Forças policiais também intensificaram o combate ao tráfico de drogas e ações de prevenção de ocorrências
Goiás registrou queda de 30,30% no número de homicídios durante a Semana Santa, em 2019. Estupros recuaram 37,50%. Não foram registrados casos de latrocínio e lesão corporal seguida de morte. A comparação é com igual período do ano passado.
O resultado é fruto de ações realizadas pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Superintendência de Defesa ao Consumidor (Procon) e Diretoria-Geral de Administração Penitenciária. As medidas foram determinadas pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP). “Os policiais goianos estão preparados para coibir todas as modalidades criminais. Os resultados estão sendo altamente positivos, uma vez que crimes de violência e contra o patrimônio têm apresentado quedas constantes”, afirma o secretário Rodney Miranda.
Roubos contra transeuntes regrediram 64,18%, enquanto roubos de veículos e roubos de ao comércio caíram, respectivamente, 70,27% e 74,07%. Não foram registrados roubos de cargas e contra instituições financeiras.
Também apresentaram queda furtos de veículos (-28,69%), furtos ao comércio (-22,97%), furtos em residências (-46,05%) e furtos a transeuntes (-74,69%). Houve aumento de sete casos de tentativas de homicídio e de 16 em roubos de residência. “Estamos tomando todas as providências para reprimir esses crimes. Diversas ações de inteligência e medidas ostensivas já estão em andamento neste sentido”, garante Rodney Miranda.
Proatividade
Houve aumento de 3,77% no cumprimento de mandados de prisão e de 14,24% nas prisões em flagrante. Foram recuperados 54 veículos e 66 armas apreendidas. As forças policiais também realizaram 10,2 mil abordagens.
Mais de 20 quilos de drogas foram apreendidos. Destaque para o aumento de 329,51% nas apreensões de cocaína de 10,47% de crack. Houve, ainda, crescimento de 100% a apreensão de skank, também conhecida como supermaconha. “O tráfico de drogas é a raiz para vários outros crimes. Ao combatê-lo de forma incisiva, estamos atuando na redução de outras ocorrências criminais”, avalia o secretário de Segurança Pública.
Segurança no trânsito
O número de lesões corporais culposas no trânsito caiu 65,73%. Ocorrências envolvendo homicídios culposos no trânsito, por sua vez, regrediram 28,57%. “É um grande avanço na preservação de vidas. As forças policiais, por meio de abordagens e ações educativas, também demonstram enorme capacidade na prevenção de ocorrências”, destaca Rodney.
Perturbação ao sossego
Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Ambiental, firmou convênio com diversas prefeituras para atender ocorrências de perturbação de sossego. A medida permite que as denúncias sejam atendidas com mais agilidade. Durante a Semana Santa, foram registradas 293 ocorrências em todo o Estado.
Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública