As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média durante esta semana
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou até terça-feira (26), o alerta de grande perigo para a onda de calor em Goiás. Isso porque as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média.
Neste sábado (23), segundo o órgão, as temperaturas no estado podem ultrapassar os 37ºC. No Norte, onde estão municípios como Crixás, Niquelândia e Porangatu, e no oeste, onde estão cidades como Anicuns, Iporá e Jussara, as temperaturas podem chegar a 41ºC.
Em Formosa, nordeste do estado, temperaturas podem chegar a 37º nesta quarta-feira, mas de acordo com o site ClimaTempo, há probabilidade de 90% de pancadas de chuvas na cidade.
No Sul, onde estão localizados municípios como Buriti Alegre, Itumbiara e Morrinhos, a temperatura pode chegar a 39ºC. No Centro e no Sudoeste goiano, os termômetros podem marcar 38ºC e no Leste, 37ºC.
Na capital, conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), haverá predomínio de sol e umidade relativa do ar poderá chegar a 16%. Termômetros podem chegar a 37ºC.
A onda de calor extremo que atinge grande parte do Brasil deve continuar nos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Goiás e mais oito estados vão sofrer com o calor de ‘grande perigo’ no país. Goiânia pode marcar 40°C no próximo final de semana.
Leia Também:Site nacional lança desafio e internautas podem ganhar até R$ 5.000,00 mil reais
Segundo a chefe do Inmet, Elizabeth Alves, esse calor ocorre devido uma massa de ar seco predominante em várias regiões do país. Essa condição persistindo por vários dias, traz esse alerta da onda de calor.
“Estamos com mais de cinco dias com temperaturas elevadas acima da média e quando temos temperaturas com 5°C graus acima da média e por mais de cinco dias é considerado grande perigo”, explica Elizabeth.