Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (14/1), que propôs à Enel o repasse da distribuição de energia do estado à empresa EDP.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou em entrevista coletiva, nesta terça-feira (14/1), que propôs à Enel o repasse da distribuição de energia do estado à empresa EDP. Em reposta, a companhia refirmou “o compromisso com o Estado e com os clientes goianos” e disse ainda que “continuará dedicando todos os seus esforços para garantir a confiabilidade do serviço no Estado.”
A proposta, de acordo com Caiado, ocorreu durante reunião com o Diretor Global de Infraestrutura e Redes da Enel, Lívio Gallo. A audiência, que ocorreu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, foi solicitada pela própria Enel, com o objetivo de comunicar novas medidas a serem tomadas para melhorar o atendimento, incluindo a contratação de 1.500 funcionários.
No entanto, para o governador, as mesmas promessas já foram feitas pela empresa, mas não cumpridas. Também participaram da reunião, além de outros representantes, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Rodrigo Limp, o presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Lissauer Vieira e o deputado estadual e líder do governo, Bruno Peixoto.
“Desde fevereiro do ano passado, ouvimos da Enel promessas que nunca foram cumpridas. A própria Aneel é testemunha! Acompanhou todo o nosso esforço de perto, mas tudo tem um limite. Chega, Enel! Se vocês não podem oferecer aos mais de 7 milhões de goianos energia de qualidade, tem quem possa! A companhia energética EDP reconhece a força de Goiás e demonstrou interesse nos ativos da empresa para atuar em nosso Estado. Vamos buscar o presidente Jair Messias Bolsonaro para que façamos essa transição da melhor forma possível. É preciso ter respeito, responsabilidade e compromisso com o cidadão”, escreveu o governador após a reunião.
Companhia encerrou 2019 cumprindo todas as metas previstas no plano de ações e investimentos, diz EnelNa nota resposta, divulgada após coletiva dada por Caiado, a Enel Distribuição Goiás informou que encerrou 2019 cumprindo todas as metas previstas no plano de ações e investimentos acordado com o Governo de Goiás. Leia na íntegra:
A Enel Distribuição Goiás reafirma o seu compromisso com o Estado e com os clientes goianos desde que assumiu a gestão da Celg-D em 2017, e continuará dedicando todos os seus esforços para garantir a confiabilidade do serviço no Estado. A empresa ressalta que em 2020 investirá mais de R$ 1 bilhão na rede elétrica de Goiás, cerca de 5 vezes mais do que os níveis históricos anteriores à privatização.
A companhia informa que encerrou o ano de 2019 cumprindo todas as metas previstas no plano de ações e investimentos acordado em agosto com o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Governo Estadual.
A Enel esclarece que segue trabalhando fortemente e que os resultados já alcançados atestam o comprometimento da Enel no Estado, inclusive com a criação de novos empregos e capacitação de mão de obra local. Como parte do acordo firmado em agosto, a Enel acrescentou 102 MVA de potência instalada ao sistema elétrico goiano, totalizando 102% do previsto para dezembro de 2019. Entre agosto e dezembro do ano passado, a empresa também concluiu 709 novas conexões rurais, alcançando 103% do total previsto para o período. Para os próximos anos, a empresa aumentará de forma expressiva o número de conexões por ano, para cumprir com as solicitações históricas geradas nos últimos 10 anos. O plano de ações também previa, até o final de dezembro de 2019, a liberação de 207 MVAr por meio da instalação de bancos capacitores em subestações. Com a aceleração das obras, foram liberados 222 MVAr, alcançando 107% do acordado.
A companhia informa, ainda, que como resultado de meses de trabalho na construção de novas subestações, que são obras de grande complexidade, entregou duas subestações, uma em Mineiros e outra em Anápolis, e uma grande ampliação na subestação Trindade, todas em dezembro. Além disso, estão previstas para 2020 mais seis subestações e outras 121 ampliações e modernizações. A empresa ressalta que seguirá cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido para acelerar o aumento da oferta de energia e melhorar a qualidade do serviço em todo o Estado.
Com informações Dia Online