Resultado foi conquistado apesar do aumento do número de acidentes. Trabalhos educativos atingiram 500 mil pessoas
Além das inspeções em trios elétricos e estruturas onde os eventos aconteceram, o Corpo de Bombeiros também planejou ações integradas de cada unidade e posto, bem como o reforço nas viaturas e equipamentos disponíveis.
O foco da Operação Carnaval 2019 foi o “trabalho educativo para sensibilizar os foliões a não estragarem a festa”. A ideia é que pequenos cuidados podem evitar grandes tragédias. Foram montados, ainda, 25 postos avançados da corporação para diminuir o tempo-resposta de atendimento às ocorrências.
O reforço do efetivo do Corpo de Bombeiros foi a primeira providência tomada pelo Corpo de Bombeiros para garantir a segurança dos foliões em 2019. A Operação, deflagrada na manhã de sexta-feira (1º), deslocou mais de 300 bombeiros para diversas cidades do estado.
“O grande público alcançado pelas ações preventivas diretas realizadas pelos Bombeiros, mais de 500 mil pessoas, justificou o baixo índice de ocorrências com gravidade e contribuiu com a diminuição do percentual, resultando em mais segurança para a população durante os dias de folia”, afirmou O Corpo de Bombeiros em nota.
O Corpo de Bombeiros acredita que a redução do número de óbitos é resultado do trabalho realizado pelos órgãos da segurança pública durante os cinco dias de festa.
Os números diminuíram tanto nos acidentes de trânsito (20 em 2019 contra 24 em 2018) quanto nos afogamentos (4 em 2019 contra 7 em 2018). Já o número de acidentes de trânsito teve um aumento de 32,8%. Foram 384 ocorrências, uma média de 76,8 ocorrências por dia. Em 2018, foram 289 casos.
O balanço final da Operação Carnaval 2019 do Corpo de Bombeiros apontou uma redução no número de óbitos no estado de Goiás. No total, 24 pessoas morreram em ocorrências atendidas pela corporação, contra 31 do ano de 2018. Esses número representam uma redução de 22,5%.
Fonte: Mais Goiás