O período de inscrições segue até o dia 4 de janeiro de 2020, e pode ser feito no site do Detran-GO, na aba CNH Social.
O período de cadastramento para o programa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social teve início nesta quinta-feira (5/12) e, apenas na primeira hora, mais de 3 mil inscrições foram contabilizadas, em Goiás.
Nesta etapa estão sendo disponibilizadas 2.010 vagas, sendo 670 para a modalidade estudantil, 670 para urbana e 670 para rural. Até 2022 estão previstas 8010 vagas por ano, divididas equitativamente entre as três modalidades. Deste total, 10% são reservadas para pessoas com deficiência.
O período de inscrições segue até o dia 4 de janeiro de 2020, e pode ser feito no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), na aba CNH Social.
O período de análise dos cadastros será do dia 5 de janeiro a dia 4 de fevereiro de 2020. A lista final dos contemplados será divulgado no dia 5 de fevereiro de 2020.
Após a publicação do resultado, o candidato terá 15 dias para fazer a matrícula online e procurar o Centro de Formação de Condutores presencialmente para concluir a abertura do Renach, momento para apresentar a documentação comprobatória.
Passo a passo para inscrição da CNH Social
Quem pode se inscrever
O CNH Social é um programa de inclusão e qualificação profissional. Podem se candidatar ao programa jovens que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, moradores da área urbana e rural. Os candidatos não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à inscrição, infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.
Os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos, estarem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao da inscrição. A nota, em ordem decrescente, será um dos critérios de seleção. Por isso, é necessário apresentar a documentação comprobatória do desempenho obtido.
Para conquistar uma vaga na modalidade Urbana, é necessário ter mais de 21 anos, estar inscrito no CadÚnico, comprovar a conclusão do Ensino Fundamental e morar na cidade. Já na Rural, além de ser maior de 21 anos e comprovar o Ensino Fundamental, também é preciso apresentar a declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), inclusive a DAP Acessória, emitida em Goiás.