As datas de vencimento são definidas de acordo com o último número da placa do veículo. As cobranças tiveram início no dia 30/01 e seguem até 30/11.
Quem está acostumado a andar pelas ruas de Goiânia sabe o quanto o trânsito pode ser estressante. O alto fluxo de veículos sempre acaba gerando alguns problemas, mesmo para aquelas que costumam seguir todas as regras. Assim, alguns motoristas acabam sendo surpreendidos por multas que sequer estavam esperando. No entanto, para ficar sempre por dentro das informações de seu veículo, é importante acompanhar o site do Detran GO, que permite que os motoristas consultem seus débitos e infrações cometidas. No início deste ano, um tema importante a ser comentado é sobre o IPVA 2020, já que o calendário de pagamento do imposto já está valendo.
Para saber os valores e datas de pagamento referentes ao seu veículo, não é preciso muito esforço. O site e o aplicativo do Detran de Goiás oferecem esses serviços de forma bem acessível e facilitada, sem burocracia. Abaixo é possível saber todos os detalhes sobre o IPVA 2020, com dicas para quitar seus débitos da melhor forma possível. Acompanhe!
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido pela sigla IPVA, é um tributo anual que deve ser pago por todos que possuem um veículo que transita por meio terrestre, como carros, motos, micro-ônibus, ciclomotores, entre outros.
O imposto é de responsabilidade dos estados e também do Distrito Federal, que ficam com 50% dos valores arrecadados, enquanto os outros 50% são encaminhados aos municípios em que os veículos são registrados.
O calendário de pagamento do Detran GO para o IPVA 2020 já está valendo, mas até então muitos proprietários de veículos continuam perdidos em relação às datas de pagamento, que acontecem de acordo com o número final da placa.
Vale lembrar que para renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), também conhecido apenas como licenciamento, que é de porte obrigatório, o condutor deve estar em dia com todos os débitos de seu veículo, incluindo multas, seguro DPVAT, taxa de licenciamento e, o mais importante, que é o próprio IPVA 2020.
O valor do imposto é diferente para cada veículo e depende da alíquota cobrada pelo estado sobre o valor de mercado do veículo. Para isso, algumas características são levadas em conta, como tipo de veículo, potência do motor, local de fabricação e outros.
Por tal razão, o valor a ser pago pode ser alterado anualmente e é importante que os condutores tenham acesso ao site ou app do Detran GO, onde podem consultar os valores reais e ainda é possível fazer a emissão de boleto na hora.
Abaixo é possível encontrar um passo a passo para entender como fazer a consulta pelo site. Também disponibilizamos a tabela com o calendário das datas de pagamento para o imposto. Continue acompanhando a matéria.
Detran GO
Então vamos lá! Para fazer a consulta, confira os passos abaixo:
Após seguir os passos acima, será aberta a aba “Consulta de Veículo”, onde aparecem diversas informações, como placa, chassi, data de aquisição, ano do último licenciamento e muito mais. Logo abaixo constam os débitos do veículo, incluindo valores e datas de vencimento. No mesmo espaço ainda é possível gerar o boleto para fazer o pagamento assim que possível. Tudo bem simples e intuitivo.
Embora o site seja de fácil acesso, podendo ser acessado tanto por computadores quanto por celulares, ainda é possível contar com mais uma ferramenta que visa auxiliar os condutores de Goiás. O aplicativo se chama Detran GO ON e pode ser encontrado na Play Store, para aparelhos Android, ou na App Store, para aparelhos iOS.
Após baixar o aplicativo, é preciso fazer um pré-cadastro que pode demorar até 3 dias para ser aprovado. No entanto, após a aprovação já é possível ter acesso a todas as funções do aplicativo a qualquer momento, sem nenhum tipo de restrição.
Confira o passo a passo para consultar o IPVA 2020 pelo app:
Feito isso, o aplicativo, assim como o site, também fornecerá diversas informações específicas do veículo. Logo abaixo será possível encontrar todos os débitos (caso existam), que aparecerão em botões clicáveis.
Se for o caso, também será possível gerar um boleto pelo aplicativo, facilitando todo o processo de pagamento. Caso não haja nada a ser pago, todas as opções aparecerão zeradas. Bem simples, não é mesmo?
É válido mencionar ainda que todos os processos que envolvem o site ou o aplicativo do Detran GO são extremamente seguros. Os dados fornecidos pelo usuário são tratados de forma sigilosa e não correm nenhum risco, já que tudo exige algum tipo de confirmação para garantir que quem está acessando os serviços é alguém de confiança.
Confira o calendário de pagamento do IPVA 2020 em GoiásSe você ainda não está por dentro das datas de vencimento do IPVA 2020, é possível consultar a tabela no site do Detran GO e também no site da Secretaria de Economia de Goiás. No entanto, para maior comodidade, você também pode fazer a consulta abaixo, de acordo com os dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito.
É possível conferir as datas desde a 1ª até a 3ª parcela, incluindo o início da fiscalização de acordo com o final de cada placa.
Já deu para perceber que é bem fácil saber de todas as informações referentes ao seu veículo, não é mesmo? Mas não para por aí. Além de conferir débitos como o IPVA 2020, multas e taxa de licenciamento, o site e o app do Detran GO também fornecem informações detalhadas sobre sua CNH.
Assim, dá para saber se existe alguma infração ou pontuações na carteira, data de vencimento e mais. O site e o aplicativo ainda possibilitam fazer o pré-cadastro para iniciar o processo de primeira CNH e emissão de taxa, bem como solicitar a segunda via da sua carteira, também fazendo a solicitação, emissão de taxa e escolhendo o local de retirada do documento.
Para aqueles que não contam com tempo suficiente para ir até o Detran, ou que também não conseguem ir até uma unidade do Vapt Vupt, os serviços online oferecidos pelo Detran GO representam a opção certa. Assim, é possível resolver todas as questões de forma bem simples, sem correr o risco de atrasos e aumento de dívidas. Vale a pena utilizar!