Coronel Bráulio Flores, comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, e ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Formosa, publicou na manha deste sábado (18/04), em sua página no facebook, um texto com uma série de orientações à população, sobre as medidas preventivas contra o Covid-19, medidas estas que podem salvar sua vida e a de terceiros, confira:
FICOU LONGO, MAS PODE TE SALVAR.
Eu demorei a escrever estas orientações, todas em um único texto. Mas foi porque eu queria ter o mínimo de certeza científica antes de reunir tudo e distribuir à comunidade.
Leia e compartilhe.
As medidas governamentais são, evidentemente, muito importantes para o controle de qualquer doença. Ter agentes públicos que entendam do sistema e dos impactos sistêmicos da COVID-19 é imprescindível para que decisões acertadas sejam tomadas e a capacidade de responder à demanda seja mantida.
No entanto, é muito importante também que cada cidadão entenda o mecanismo conhecido de contágio, para que ELE SE PREVINA, adote medidas de proteção e fique alerta, na sua maneira de pensar, produzir e circular.
Explico: até hoje, 18 de abril de 2020, é tomado como verdadeiro que HÁ TRANSMISSÃO DE HUMANO PARA HUMANO, principalmente por meio de pequenas gotinhas que saem de nossas bocas quando falamos, até baixinho.
Quando falamos, saem gotinhas das nossas bocas, e não só gotinhas que a gente consegue ver. MESMO QUE VOCÊ NÃO VEJA, quando fala, solta gotinhas bem pequenininhas da sua boca. E quando falam com você, também vem, de lá pra cá, essas gotinhas que, se você estiver perto, VOCÊ VAI RESPIRAR.
Pessoas SEM NENHUM SINTOMA espalham o vírus. Então, não é só gente que tá com febre e com cara de doente que transmite a doença. Você pode estar falando com alguém que está esbanjando saúde e pegando o vírus dessa pessoa. Mesmo que essa pessoa não tenha tido nenhum sintoma, pode ser que o mesmo vírus leve VOCÊ a uma doença grave e, D’us nos livre, até a morte.
Por outro lado, pode ser que VOCÊ tenha o vírus e não perceba, não tenha sintomas. Aí, você estaria no grupo dos ASSINTOMÁTICOS que, mesmo assim, podem espalhar o vírus. Desse jeito, você poderia espalhar o vírus simplesmente conversando com os outros. Um vírus que pode deixar doentes e matar, inclusive, aqueles que você mais ama.
Ah! Mesmo quem fica doente, antes mesmo de manifestar os sintomas, já começa a transmitir o vírus.
As gotinhas que saem da boca caem no chão, um pouco à frente, mas levam o vírus a todas as superfícies e ao chão. Tire o sapato antes de entrar em casa. Essas gotinhas também são mais facilmente levadas quando você está em ambientes arejados, por isso prefira locais abertos. Em ambientes fechados, essas gotinhas ficam ali concentradas. Portanto, se tiver de entrar em uma loja, em um escritório, em uma oficina ou em um mercado com outras pessoas, SE PROTEJA.
E pq lavar as mãos? Pq o outro jeito de contrair o vírus é TRAZÊ-LO à boca, ao nariz e aos olhos. É natural que seres humanos passem as mãos nessas regiões do rosto e, se antes de levar a mão ao rosto vc tiver encostado em qualquer coisa contaminada com o virus, vai trazer o vírus para o seu nariz, seus olhos e sua boca, possibilitando a contaminação. Por isso, mantenha suas mãos higienizadas.
Você limpa o vírus da sua mão lavando com água e sabão ou limpando com álcool em gel. Tem um monte de vídeos ensinando a fazer isso na internet. Lembre-se da palma, de todos os dedos e das PONTAS DOS DEDOS. Você que preferiu ter unhas maiores, tenha um cuidado especial.
Voltando a aqueles que tem o vírus e não sabem, lembre-se de que eles podem, também, falar em cima de um papel q entregaram, de uma mesa em que estiveram e de um balcão pelo qual passaram. As gotinhas com o vírus caíram em todos esses locais, e também em corrimãos, parapeitos, canetas, teclados e mouses. Pegar em superfícies contaminadas e, depois, levar a mão à boca, ao nariz e aos olhos pode contaminar você. LAVE AS MÃOS SEMPRE.
E pq usar máscaras? Elas, mesmo as caseiras (feitas com tecido duplo), seguram a maioria das gotinhas que sairiam com o vírus da boca de uns e impedem que a maioria das gotinhas entre pela boca e pelo nariz dos outros.
ATENÇÃO: eu disse A MAIORIA. As máscaras caseiras não são TOTALMENTE à prova da passagem dessas gotinhas, por isso também continue mantendo a distância, evite falar alto (quando solta mais gotinhas), troque a máscara sempre que ela estiver úmida ou sempre que completar duas horas de uso.
Lembre-se: se a máscara te protegeu, ela tá cheia de gotinhas que podem estar contaminadas, por isso não fique pegando nela pela frente. Para tirar ou colocar, pegue apenas pelas alças que vão atrás das orelhas.
CUIDADO COM SEUS OLHOS. Você pode contrair o vírus pela exposição dos olhos também. A máscara não protege os olhos. O ideal seria óculos de proteção a todos, mas, de verdade, parece que isso não é possível. Então, de novo, MANTENHA DISTÂNCIA dos outros, para as gotinhas não irem até seus olhos, evite de coçar os olhos sem limpar as mãos e HIGIENIZE SEMPRE AS MÃOS.
REPITO: Esse é o conhecimento que temos até hoje, sábado, 18 de abril de 2020. E as orientações para o pessoal de saúde e segurança vão além dessas. Essas são para os cidadãos em geral.
As máscaras vão diminuir a quantidade de vírus em circulação pelas gotinhas que saem de nossas bocas. Arrume máscaras pra você, feitas de tecido duplo (mais de uma, pra você poder trocar). Se você trocar na rua, pegue pelas alças e coloque em um saquinho plástico, pra depois vc poder lavar com água e sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos. NUNCA COMPARTILHE sua máscara, ela pode levar ou trazer gotinhas com o vírus.
Esse é o conhecimento disponível ao cidadão comum até o dia de hoje. Não deixe de saber, se prevenir e ensinar.
#PraCegoVer
Tweet com a seguinte inscrição: ainda que haja flexibilização das medidas de isolamento, é muito importante que cada cidadão procure se informar sobre como acontece o contágio e se previna. Máscaras e cautela são muito importantes. Cada um deve ser o fiscal da sua própria saúde. #CoronaVírusBrasil