A Secretaria de Estado da Economia divulgou nesta quarta-feira (22) as datas. Imposto pode ser pago em até três parcelas; confira.
As datas para quitar o imposto começam no dia 27 de janeiro e não haverá aumento na alíquota, que permanece sem alteração desde 2015. O IPVA em Goiás pode ser pago em três parcelas ou à vista, sendo que na última deve ser quitada também a taxa de Licenciamento Anual e o Seguro DPVAT.
O boleto deve ser emitido pela internet nos sites da Secretaria da Economia ou do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Segundo o governo, o valor do imposto de veículos usados é calculado com vase no valor de mercado local, obtido por meio da Fundação de Pesquisa Econômica (Fipe). Veja abaixo como ficam as alíquotas e formas de isenções e descontos.
Para calcular o valor do imposto, os contribuintes devem consultar a marca e modelo do seu veículo na tabela Fipe, disponibilizada no site da Economia, na aba IPVA e em "Calendário de vencimentos".
A Gerência do IPVA da secretaria explica que, para chegar ao valor venal do carro (do bem), basta multiplicar (esse valor) pela alíquota da categoria correspondente ao modelo do veículo.
Calendário do IPVA 2022 em Goiás — Foto: Divulgação/Diário Oficial
De acordo com o governo, tem isenção do IPVA:
Além disso, a Secretaria da Economia explica que participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto, considerando o valor de compras feiras com o CPF na nota.