Governo deve sugerir que municípios adotem medidas de contenção do vírus com diferentes tipos de alerta em 18 regiões
Durante a chegada de 77,8 mil doses da Coronavac em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse que trata-se do lote mais esperado. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
O governador Ronaldo Caiado (DEM) deve anunciar, em reunião remota com prefeitos, empresários, representantes de entidades e dos Poderes Legislativo e Judiciário na manhã desta quarta-feira (17) novas medidas de combate à pandemia no estado de Goiás. Conforme adiantado pelo Mais Goiás, o governo deve seguir nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e estabelecer 18 regiões com escalas de monitoramento dos casos de covid-19.
A pandemia se agravou em Goiás sobretudo após as festas de fim de ano, o que levou à lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos municípios do interior. O governo chegou a abrir novos leitos, mas o coronavírus Sars-Cov-2 continua em avanço no estado. Há ainda a presença de nova variante do vírus, que é considerado mais perigoso, pelo poder de contaminação.
As mencionadas 18 regiões estabelecidas pela nota técnica terão situações geridas com base em escalas coloridas para acompanhamento da pandemia: alerta (amarelo), crítico (laranja) e calamidade (vermelho). Para os diferentes níveis, a nota prevê diferentes ações, que vão de restrições de abertura do comércio a fechamento das atividades consideradas não essenciais.
Ainda em janeiro, Caiado fez reunião parecida em que anunciou lei seca na tentativa de evitar aglomerações em bares e restaurantes com intuito de frear as contaminações.
*Texto por Eduardo Pinheiro do Mais Goiás